Membros do Coração Verde visitam parque ecológico em São Gonçalo do Pará

Grupo estuda a viabilidade de construir um projeto semelhante no município de Perdigão
Publicado em: 29 de Setembro de 2017. Última Atualização: 29 de Setembro de 2017

A equipe do Projeto Coração Verde de Perdigão esteve em São Gonçalo do Pará, na tarde desta quinta-feira (28), para conhecer o Parque Ecológico da cidade e, posteriormente, estudar a viabilidade de construir uma área semelhante no município.

Os ativistas foram recebidos pelo prefeito Toninho André que apresentou o espaço, que fica na área urbana central e que tem se tornado um atrativo para a população para a prática de atividades físicas, lazer e entretenimento.

“Nós descobrimos que o município de São Gonçalo do Pará tinha recebido uma multa na administração passada, no valor de R$ 120 mil, devido a esta área de Preservação Permanente (APP) que estava abandonada. Foi quando surgiu a ideia de se iniciar as obras do parque; com a reversão dessa multa para aplicar exatamente no meio ambiente, onde houve a infração (...). Ai, demos início ao projeto. Iniciamos pela lagoa e, a cada dia, foram surgindo novas ideia e fomos ampliando”, relatou o prefeito.

O espaço, até então, ignorado por administrações anteriores, recebeu investimentos e cuidados da prefeitura local e, hoje, se tornou um lugar de lazer, entretenimento e de convivência, com pomar, parque para crianças, campinho ‘society’, quadra de areia, área para redes, academia de madeira tratada e banheiros com acessibilidade; tudo construído de forma consciente, pensando na preservação da natureza.

Lenise Lana Lima, disse que ficou fascinada. “Eu estou encantada com o projeto do Toninho. Pegar um lugar que não existia nada e criar parquinho infantil, a área da lagoa que já tem peixes; responsáveis que tomam conta 24h; onde existia a nascente foi desenvolvido o projeto de preservação. É um projeto lindo. Eu espero que Perdigão faça o mesmo. Nós temos condições de fazer isso lá, basta a população querer e o prefeito Gilmar querer”, comentou a educadora, durante a visita.

Participaram da visita, além dos membros do Projeto Coração Verde, o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, o Paulinho, o secretário de meio ambiente, José Maria Aparecido, a engenheira ambiental do município, Andréa Faria de Sousa, o vice-diretor da Escola Estadual Pedro Primo, Renato João de Souza e secretários municipais.

O projeto

O projeto saiu do papel com o desafio de dar vida ao ‘Bosque da Biquinha’, área importante no município, cujo nome faz alusão ao córrego que atravessa o terreno. Desde então a administração local tem trabalhado em parceria com o Ministério Público e da Associação AMA Pangeia (Amigos do Meio Ambiente), de Pará de Minas, o que tornou possível a aplicação de recursos financeiros em uma ação ambiental.

O parque, com área de aproximadamente 26 mil metros quadrados, ainda recebe benfeitorias, e tem se tornado referência para a prática de exercícios físicos, de lazer, entretenimento e convivência. A inauguração oficial acontece no próximo dia 14 de outubro.

TAG's: Membros, Coração, Verde, visitam, parque, ecológico, Gonçalo, Pará