O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Censo Agropecuário 2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio.
De acordo com Priscila Amaral Carvalho, Técnica em Informações Geográficas e Estatísticas - Agência Divinópolis - são três áreas diferentes, com trabalho de gabinete e trabalho de campo.
O recenseador, principal cargo, ficará apenas em campo e tem a remuneração baseada em produção - recebendo em média R$2.600,00 por setor concluído.
O Agente Censitário Municipal (ACM) e o Agente Censitário Supervisor (ACS) farão trabalho de gabinete e campo. Mais informações sobre os trabalhos desempenhados e remuneração pode ser conferida no edital e na Sala de Imprensa.
“Há vagas para todas as cidades e um recenseador do próprio município garante resultados mais precisos. Além de ajudar, mesmo que pouco, na economia da cidade.
Por isso é importante ter alguém da localidade para garantir resultados apurados e eficazes, acerca da economia e agropecuária da cidade”, ressaltou Priscila.
Para mais informações, acesse a sala de imprensa, clicando aqui.
Para acessar o Edital, clique aqui.
Início dos trabalhos
Os trabalhos terão início em 1º de outubro e devem durar cinco meses. Os recenseadores irão visitar estabelecimentos agropecuários, levantando informações sobre a área, produção, pessoal ocupado, uso de agrotóxico e agricultura familiar, entre outros temas.
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Os conteúdos programáticos estão no anexo I do edital. A jornada de trabalho dos agentes censitários municipais e dos agentes censitários supervisores será de 40 horas semanais. Além das remunerações mensais específicas, ambas as funções terão direito ao auxílio alimentação, férias e 13º salário proporcionais.
Para os recenseadores, a jornada de trabalho é flexível e serão remunerados por produção, segundo a região em que estiverem atuando e o número de estabelecimentos agropecuários recenseados. Dependendo da região de atuação e da produtividade do recenseador, a remuneração média que ele receberá por cada setor censitário concluído pode ser de R$ 2.600.