Devido à estiagem, Perdigão entra em escala de racionamento de água

Publicado em: 22 de Setembro de 2017. Última Atualização: 22 de Setembro de 2017


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou, nesta quinta-feira (21), que foi adotado o sistema de rodízio de água em Perdigão por conta da longa temporada de seca.

Segundo a concessionária, devido à estiagem nos últimos anos e à diminuição da vazão do Ribeirão Perdigão, manancial utilizado pela empresa para captação de água, o abastecimento tem sido prejudicado e que para garantir o fornecimento de água aos moradores da cidade, durante esse período crítico, a Companhia adotou sistema de rodízio, como medida emergencial, além da perfuração de poços profundos e do apoio de caminhões−pipa, quando necessário. O rodízio foi adotado em toda a cidade. A população deve ficar atenta aos horários.

REGIÃO 1

Nos bairros:  Bela Vista, Santo Agostinho I e II, Rodrigues, Serra, parte do Nossa Senhora da Saúde, Antônio Duarte, Vale do Sereno, Jardim Real e Renascer, nessa região, o abastecimento será diário no período das 16h às 6h.

REGIÃO 2

Já nos bairros Nossa Senhora da Saúde, Nascente do Sol, Planalto, Novo Horizonte, Lagoa Dourada, Novato, Lourdes e no Centro, o abastecimento será diário, no período das 6h às 16h.

A Copasa esclarece ainda que o abastecimento nestas regiões será restabelecido de forma gradativa.

Ainda nesta quinta-feira (21), o Superintendente Operacional Centro-Oeste da Copasa - Divinópolis, João Martins de Rezende, atualizou as informações relativas às ações e providências que a Companhia tem tomado, para minimizar os impactos desta crise de escassez de água que está sendo enfrentada em Perdigão.

“A captação de Perdigão normalmente a gente opera com uma vazão de 24 litros, infelizmente hoje, essa vazão está de apenas 10 litros por segundo e, realmente, é isso o que tem trago essa restrição, essa dificuldade na manutenção regular do abastecimento. A Copasa já providenciou a perfuração de 4 poços artesianos em Perdigão, infelizmente, 2 deles deram vazões muito baixas, sem condição de serem aproveitados. Um deles com capacidade de 3 litros por segundo está sendo equipado hoje, então, a partir de amanhã (22/09), nós deveremos ter a entrada deste poço em operação na cidade e estamos hoje operando com dois caminhões-pipa e com previsão de mobilização de mais 3 caminhões para a noite de hoje ao longo do dia de amanhã. Então a gente está trabalhando com a possibilidade e com essas ações de minimizar os impactos desta restrição no abastecimento. A Copasa se coloca à disposição, em qualquer razão, pode entrar em contato e estaremos à vontade para esclarecer”, disse João Martins.

O superintendente falou ainda que a proposta da concessionária para transporte de água com o caminhão-pipa vai ser tanto de água tratada como, inclusive, de água captada no Rio Lambari, transferida para a estação de tratamento, logicamente, será tratada e distribuída.

“A Copasa também já fez os levantamentos preliminares para definição de nova fonte de produção e essa fonte de produção será no Rio Lambari. A partir disso, a Copasa deve estabelecer um planejamento para elaboração e concluir os estudos futuros para uma futura nova fonte de captação nesse Rio Lambari. A medida que os trabalhos forem se desenvolvendo, forem evoluindo, a Copasa vai estar mantendo o município de Perdigão sempre informado”, concluiu”, João Martins.

Para outras informações, dúvidas ou solicitação de serviços, o consumidor deve ligar para o número 115, cuja chamada é gratuita, ou comparecer até a agência de atendimento ao cliente mais próxima de sua residência, em Perdigão fica na Rua Oeste de Minas, 20, no Centro. 

Cique aqui e acesse o cronograma de rodízio

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

Eduardo Canedo




TAG's: Devido, estiagem, Perdigão, entra, escala, racionamento, água

Inicial | Voltar
Link permanente: