A segunda etapa anual de vacinação do gado contra a febre aftosa tem início hoje, sexta-feira (1). Devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses.
De acordo com o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), a vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o seu rebanho estará sujeito a autuação de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 89,83 por animal. Nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 10 milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado.
O produtor deverá comprovar a vacinação de seu rebanho até o dia 10 de dezembro. O descumprimento dessa norma sujeita o produtor a autuação de cinco Ufemgs, o equivalente a R$ 17,96 por animal.
Este ano, o IMA solicita que o produtor entregue cópia do documento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.
A doença
A febre aftosa é causada por um vírus, altamente contagioso e que pode trazer grandes prejuízos econômicos para os produtores, pois afeta o comércio internacional. A doença é transmitida pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes, e também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Uma vez doente, o animal pode apresentar febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas.
O IMA alerta que, se forem verificados animais com estes sintomas, o produtor rural deve imediatamente comunicar a unidade do IMA mais próxima de sua região. Em Perdigão, o posto de atendimento funciona na Prefeitura, na Avenida Santa Rita, 150 – Centro. Mais informações pelo telefone: 3287-1505.