Nesta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), realizou uma capacitação sobre “aquaponia”, com intuito de conscientizar e incentivar a criação de peixes como alternativa na geração de renda.
O técnico e extensionista da Emater, Djalma Reis Bernardes Silva, falou das possibilidades e da grande demanda na implantação do sistema. “Diante da grande procura neste tipo de criação, nós decidimos convidar pessoas conhecedoras do assunto para falar para vocês, pois, precisamos nos embasar no conhecimento cientifico, para produzirmos com qualidade e segurança”.
Geovane Resende de Oliveira, da Empresa de Pesquisa de Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), explicou a respeito dos tipos de tanques, das espécies que podem ser cultivadas e avaliou o perfil das propriedades. “Para cada propriedade é aconselhável ter um diagnóstico, é importante observar as condições climáticas, tecnologias e manejo, para que no futuro haja melhor forma de produção. Se tiver um grupo homogêneo haverá resultados satisfatórios”, ressaltou Geovane.
A coordenadora estadual de pesca, piscicultura e meio ambiente da Emater, Vanessa Gaudereto, apresentou dados que comprovam o potencial da atividade e falou do apoio técnico, oferecido pela Emater, para auxiliar os futuros criadores. “Considerando o sistema de recirculação, a gente tem capacidade de trabalhar com pouca água que é o que traz benefício para o meio ambiente. Outra vantagem é a garantia do desenvolvimento econômico, pois o investimento é baixo, bem inferior, se comparado a outras atividades rurais”, explicou Vanessa.
O Secretário de Agricultura, José Maria Aparecido, disse que a iniciativa é importante para auxiliar os produtores e diversificar a produção rural local. “Nós sabemos que existe a escassez de peixe no mercado e que o produto é de boa comercialização, o que pode ser rentável para muita gente”.
“Sempre sonhei em criar peixes. Estou aqui hoje porque acho que é a oportunidade de aprender a respeito do assunto que para mim é de grande importância, pois construí um tanque retangular em minha propriedade e os peixes estão morrendo”, relatou o empresário, Claudinei Aparecido Brandão (38).
O evento aconteceu no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, em dois períodos, manhã, com a parte teórica, e à tarde com a aula prática.
Aquaponia
A aquaponia é a criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças que pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois é um sistema fechado, diferente das criações convencionais.