Agricultura Familiar de Perdigão recebe kit feira

Iniciativa visa valorizar e incentivar o pequeno produtor, gerar oportunidades de emprego e renda
Publicado em: 6 de Julho de 2018. Última Atualização: 6 de Julho de 2018

A Prefeitura de Perdigão, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou, na noite desta quinta-feira (5), assinatura do termo de doação e a entrega de um kit feira livre, viabilizado pelo Programa Minas Sem Fome, executado pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.

O kit, composto por 10 barracas, vinte jalecos e cinquenta caixas plásticas, será cedido aos feirantes da cidade com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. O Termo de doação foi assinado pelo prefeito, Gilmar Teodoro, pelo assessor do deputado Cristiano Silveira, Renato Delgado e pelo gerente regional da Emater-MG, Élder Evangelista Freire.

Gilmar Teodoro, fez seus agradecimentos, discursou falando das ações e investimentos realizados, em pouco mais de um ano, em todas as áreas. Disse ainda que o kit feira trará incentivo para o produtor.

“Tenho certeza que nós vamos conseguir firmar nesse processo e termos grande sucesso com a feira. É claro que tudo que a gente começa a empreender tem todas as fases; é preciso perseverar. É um objetivo pessoal e ainda quero ter o prazer de ver vocês trabalhando e vendendo para a prefeitura para que os produtos sejam incluídos na merenda escolar”, declarou.

O presidente da Câmara, José Maria dos Santos, lembrou que a indicação para a criação da feira foi do vereador João Batista de Menezes, o João do Afonso, e falou do incentivo da Câmara ao evento. “O kit vai ajudar muito, tudo padronizado. A feira é um espaço para exposição dos produtos da roça, para valorizar o agricultor. Não pode deixar acabar, se a gente trabalhar todo mundo unido, a feira não acaba, ela irá crescer cada vez mais e a Câmara está à disposição de todos”, declarou.

Os equipamentos, doados por meio de recursos do Governo do Estado, é uma iniciativa que visa estimular a comercialização dos produtos da agricultura familiar, gerando mais oportunidades de emprego, renda e melhoria na gestão das propriedades e boas práticas de produção.

Élder Freire e Renato Delgado e o secretário de Agricultura, José Maria Aparecido, também falaram da importância de se valorizar o pequeno produtor.

“A feira livre é um espaço construído com participação, a serviço da comunidade. O kit feira chega como incentivo. A feira é um local de encontro, de convivência. Além de um local para aquela relação de compra e venda, é também de manifestação cultural, social, aquele momento de chegar lá e tomar um cafezinho, conversar e conhecer pessoas”, pontuou Freire.

Residente na cidade há 8 anos, o pedreiro, Antônio Cordeiro (64), natural de Água Boa, pediu a palavra e deu seu depoimento dizendo que, após um acidente de trabalho, ficou acamado por cerca de 2 anos e ficou depressivo. Para ele, sua participação na feira contribuiu no tratamento da depressão. “Eu era uma pessoa que levantava 5 horas da manhã todos os dias, o acidente parou todas as minhas atividades, aí entrei numa depressão. Fui para a feira, montei uma banca e comecei a conversar com as pessoas, com um e com outro, e isso me ajudou muito a superar a doença”, relatou.

A cerimônia teve início às 8h, no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, e contou ainda com a presenças: do vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, do extensionista da Emater em Perdigão, Djalma Reis, vereadores, produtores rurais e secretários municipais.

Por Eduardo Canedo

TAG's: Agricultura, Familiar, Perdigão, recebe, feira