Sistema digital de atendimento aos usuários de saúde é implantado em Perdigão

Um rede integrada conterá o histórico do paciente: consultas, procedimentos, medicação e exames laboratoriais
Publicado em: 6 de Novembro de 2017. Última Atualização: 8 de Novembro de 2017

A Prefeitura de Perdigão deu início à implantação do Sistema digital de atendimento aos usuários. O recurso promete melhorar a qualidade e agilidade dos serviços.

A partir do recadastramento, qualquer utilização que o cidadão fizer nas Unidades Básicas de Saúde do município, ela será registrada e passará a ter uma base atualizada do histórico deste usuário, incluindo: consultas, procedimentos, medicação e exames laboratoriais.

Com o sistema, em qualquer unidade municipal que o paciente for atendido, os profissionais poderão consultar o prontuário e já obter, de forma imediata, o histórico de sua saúde, o que pode vir a possibilitar melhor análise do quadro clínico.

A coordenadora da Unidade Básica de Saúde Doutor Luís Caetano Ribeiro, Drielly Cris Silva Santos, explica que os servidores passaram por treinamento e que, desde o dia 23, o sistema já está em funcionamento na unidade e em breve estará em toda a rede municipal.

“A partir da implantação, cada paciente vai ter um número. Quando ele vier consultar, já na recepção, ele informa este número e ali a atendente abre a sua ficha e faz a marcação. Em seguida, as informações seguem para a sala da triagem e posteriormente para o médico. Agora é tudo integrado. O sistema abriga todas as informações, documentos, nome da mãe, a triagem: pressão, altura, peso, e lá dentro, o médico, pode avaliar com mais agilidade e precisão o que o paciente tem, quais são os remédios que ele toma”, disse.

‘Por exemplo: durante o fim de semana, se a pessoa chega ao Pronto Atendimento para consultar, os profissionais de saúde de lá podem pesquisar pelo nome e terá todos os dados e a ficha com o histórico do paciente: que dia consultou no PSF, quais são as medicações que ele toma e por qual motivo. Aqui, nós também vamos saber qual foi o motivo que levou este paciente ao Pronto Atendimento e quais foram os procedimentos realizados pelo médico, qual medicação ele tomou”, completou a enfermeira.

Agentes de saúde e sistema de vacinas

As agentes de saúde também passam a fazer uso da tecnologia, durante o atendimento nas residências. A partir do recadastramento, os dados serão inseridos em tabletes e transferidos para o sistema integrado. Outra mudança é com sistema de vacinas que também será informatizado.

O projeto tem o objetivo principal unificar e centralizar as informações no atendimento ao cidadão nas unidades de saúde, fazendo com que o acolhimento seja melhor e mais completo.

De acordo com a secretaria de Saúde, a previsão é que, em 20 dias, o sistema esteja operando em toda a rede municipal. Os dados também serão repassados mensalmente para sistema nacional do SUS.

TAG's: Sistema, digital, atendimento, usuários, saúde, implantado, Perdigão