7ª Conferência de Assistência Social debate Garantia de Direitos e Fortalecimento do Suas

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram, na tarde da quarta-feira (12), no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o encontro reuniu 125 participantes e teve o objetivo de avaliar a política de assistência social e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

Gilmar Ferreira da Costa, presidente do Conselho da Assistência Social, abriu oficialmente o evento e fez a leitura do Regimento Interno para discussão e posterior aprovação.

A Secretária Municipal e Gestora de Assistência Social, Edna Aparecida Jesuína Simões, agradeceu a presença de todos e apresentou dados dos recursos utilizados no desenvolvimento da Assistência Social no município. “A Assistência Social é de fundamental importância, como todas as outras secretarias, afetando tanto o setor público, quanto o privado. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade civil”.

A Socióloga, Sirleia Moreira Tavares, falou da relevância da participação ativa dos cidadãos na conquista de resultados futuros e fez a abordagem temática da conferência.

Já o Prefeito, Gilmar Teodoro, ressaltou a importância de se fazer uma política social séria, sem favoritismo e anunciou recursos para a implantação do Projeto “Seleção do Futuro”, que terá atividades esportivas e de socialização. “Nós queremos fazer um trabalho atuante e comprometido com a coletividade, sem aquela política do ‘toma lá da cá’. É através de ações e projetos de modalidades diversas, no lazer, no esporte e na cultura, tirando as crianças da rua e dando a elas ocupação, em atividades de socialização, que iremos melhorar a segurança, a educação e a saúde”, relatou o prefeito.

A promotora de justiça, Maria Tereza Alcântara Diniz, presente no evento, chamou a atenção para as questões sociais e sugeriu ações de prevenção. “O município está passando por um momento decisivo, no qual a atenção deve ser no fortalecimento das famílias, com projetos sociais, aumentando o sentimento de pertencimento em conjunto com todos os órgãos, pois, só assim a criminalidade não se instala”, ressaltou.

Apresentações culturais

Intercalados aos trabalhos da 7ª Conferência, o espaço também foi aberto para a valorização cultural. Simpática e bem humorada, Conceição Maria Luiza recepcionou os presentes com a boa música popular, tocada em seu teclado. Já os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos garantiu a diversão com a peça de teatro: João e Maria, recontada por “Compadre Zé Bedeu” e “Comadre Felizberta”, dirigida pela orientadora social, Ruth Martins.

Participaram do encontro, representantes da sociedade civil, a representante dos beneficiários, Valdeci Fernandes Campos Custódio e autoridades, entre elas, o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, e o Sargento da Polícia Militar, Valdeci Jorge e secretários.

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

TAG's: Sétima, Conferência, Assistência, Social, debate, Garantia, Direitos, Fortalecimento, Suas