Secretaria de Educação promove workshop com educadora da Faber-Castell

Na noite desta quarta-feira (2), cerca de 230 profissionais da educação participaram de um workshop, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Programa Escolar da Faber-Castell.

O prefeito, Gilmar Teodoro, abriu o evento destacando a importância da educação para a melhoria da qualidade de vida. “A gente tem buscado realizar atividades interessantes que agreguem valor à nossa cultura e à nossa educação [...]”.

Lorenza Silva, Secretária Municipal de Educação, fez questão de agradecer a presença dos educadores. “Antes de tudo, quero dar boas-vindas a cada uma de vocês; nossas estimadas profissionais da Educação, aqui de Perdigão, que têm feito um trabalho brilhante, dentro das escolas”.

A palestrante, Lourdes Atié, socióloga com pós-graduação em educação na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), da Argentina e consultora da Faber-Castell, falou sobre o tema: “A Educação que Acontece na Escola – A Qualificação do Tempo de Aprender para Todos”.

Lourdes citou as consequências do excesso de informação do mundo globalizado, e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no ambiente escolar. Discutiu o conceito de educação além da sala de aula.

“O papel da escola é fazer cidadãos. Fazer o estudante participar de tudo. É fazer a escola junto com ele, envolvendo: professor, família e educando. Acabou aquela teoria que o aluno aprende na escola. A educação acontece em todos os lugares [...]. Portanto, a cidade precisa pensar no seu papel educativo”, enfatizou Atié.

Entre momentos de interação, a palestrante trabalhou também a autoestima dos presentes. “O professor não merece um dia de homenagem e sim, um ano de respeito”, disse.

O encontro teve início às 18h, no Clube Municipal e contou com as presenças dos educadores da rede municipal e estadual de ensino, dos alunos do curso de Magistério, secretários e representantes dos municípios de Araújos, Pitangui, Onça de Pitangui e Nova Serrana.

O Programa escolar

Há 20 anos a Faber-Castell desenvolve vários programas com o compromisso de ajudar a escola brasileira a ser mais competente naquilo que traduz a sua identidade, ou seja, colaborar para que todos os alunos sejam capazes de aprender, qualquer que seja a escola. A empresa tem investido na formação de professores e demais profissionais da área da Educação que atuam nas instituições escolares, através desse programa.

Com informações da Faber-Castell

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura