A Prefeitura de Perdigão, a Secretaria de Saúde e a equipe da epidemiologia, realizaram, na quinta-feira (7), na Praça da Matriz, um trabalho educativo de conscientização contra a dengue.
Uma panfletagem foi feito nas ruas do centro da cidade com orientações a respeito dos riscos da doença e que cuidados simples podem trazer grandes benefícios.
“O nosso objetivo é alertar a população para que haja a mobilização quanto à prevenção e o combate à proliferação do Aedes aegypti que é o transmissor não só da dengue, mas também da Chikungynya e Zika’, disse a coordenadora da vigilância epidemiológica, Elenita das Graças Delfino.
Os agentes distribuíram materiais educativos para os pedestres, em comércios e residências ao entorno da Praça Doutor Geraldo Caetano Brandão.
De acordo com a coordenadora, com a chegada das chuvas os cuidados devem ser redobrados. “A população deve ficar atenta a pneus, garrafas pets, entulhos e todos e qualquer material que acumule água. As equipes estão em campo realizando os trabalhos, fazendo as visitas domiciliares, mas a participação dos moradores é muito importante”, ressaltou Elenita.
As ações fazem parte do ‘Dia D’, determinado pelo Ministério da Saúde, como sendo o Dia Nacional de Mobilização de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo é reforçar a importância do envolvimento de todos na prevenção dessas doenças, através do combate ao mosquito vetor. É um trabalho contínuo e intersetorial.