Em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”, a Secretaria Municipal de Saúde de Perdigão promoveu, na manhã desta sexta-feira (21), uma ação sobre a prevenção ao suicídio.
Eliane Batista de Melo, psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), deu início ao evento com uma dinâmica de valorização à vida. Enfatizou a importância da interação, estímulos e vibrações positivas para se evitar as decepções e angustias.
O psiquiatra, Cristiano Machado de Oliveira Faria, deu informações sobre o suicídio, suas causas, sinais e como se prevenir. Comentou ainda da relevância de se falar sobre o tema, para esclarecer, conscientizar e mobilizar a população a respeito de um assunto que ainda é considerado um tabu.
“As pessoas que atentam contra a vida, elas não estão querendo morrer; elas querem acabar com uma dor, com uma dor que traz angustia, desespero. O diagnóstico é importante, mas o apoio psicossocial, da família, a acolhida, também são fatores fundamentais”, explicou o profissional.
Neusa de São José Mesquita, secretária municipal de saúde, ressaltou a importância do diálogo, acolhimento e do bom relacionamento. Falou ainda dos projetos sociais existentes no município que podem ser ferramentas de prevenção. “Na Casa da Família, temos acolhimento psicossocial, grupos de convivência, oficinas de pinturas, aulas de violão e tantas outras atividades que são uma terapia”, completou a secretária referindo-se aos serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Assistencia Social (Cras).
Devido à instabilidade do tempo, o encontro que estava marcado para acontecer na Praça da Matriz foi transferido para uma ala do Pronto Atendimento e teve início às 8h30.