Rota do ônibus do Sistema Estadual de Transporte de Saúde é restabelecida

Veículo havia sido devolvido a cerca de 2 anos
Publicado em: 1 de Junho de 2017. Última Atualização: 7 de Junho de 2017

Na tarde da quarta-feira, 31 de maio, o prefeito, Gilmar Teodoro, esteve na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), onde, após várias tentativas de negociação, assinou o contrato que possibilita o retorno da rota do ônibus do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) para Perdigão.

De acordo com a administração, o veículo, que já prestou serviços ao município, entre 2011 e 2014, foi devolvido ao Cisvi, após o atraso de duas parcelas. À época, o consórcio solicitou o pagamento, mas o município decidiu dispensar o serviço, não quitando os débitos existentes.

Segundo o prefeito, Gilmar, o retorno do veículo para o município foi difícil, pois o mesmo havia sido cedido a outra cidade, mas devido à persistência, o objetivo foi alcançado. “A primeira coisa que fizemos foi renegociar as parcelas atrasadas. Fizemos o pagamento e recuperamos a rota de atendimento para a população que voltará a ser beneficiada com atendimentos em diversas especialidades”, relatou.

Ainda segundo o chefe do Executivo, o valor de contrapartida pelo veículo é pouco se comparado aos benefícios. “A gente paga pouco mais de R$ 2 mil por mês de aluguel. A manutenção é toda por conta do Cisvi e o abastecimento também. Esta é mais uma conquista para aqueles que precisam fazer seus procedimentos em saúde fora da cidade! É mais um serviço oferecido à população e representa uma melhoria na qualidade de vida e na saúde dos cidadãos de Perdigão”, ressaltou o prefeito.

O ônibus tem capacidade para transportar 26 pessoas. É equipado com ar condicionado, poltronas reclináveis e televisão. É monitorado por satélite, o que evita qualquer desvio de rota e garante a segurança dos usuários.

O termo foi assinado junto com o presidente do Consórcio e prefeito de São Gonçalo do Pará, Toninho André.

O programa

O veículo faz parte do Sets que é um programa do Governo de Minas, criado em 2005 e tem como objetivo integrar os municípios das microrregiões do Estado. Foi planejado para assegurar um dos preceitos fundamentais do Sistema Único de Saúde, que é a garantia do acesso aos serviços de saúde, através do transporte eficiente e humanizado. Visa também desonerar os municípios pequenos com os custos de transporte de pacientes para as cidades polos que vão realizar consultas e exames especializados.

O Cisvi é o responsável pela manutenção do programa na microrregião Centro-Oeste, onde estão inseridas as cidades de Perdigão, Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, e Pedra do Indaiá.

O consórcio oferece cerca de 2.500 serviços de saúde para a população dos municípios consorciados. O tratamento é gratuito, de acordo com as normas do Sus.

TAG's: Rota, ônibus, Sistema, Estadual, Transporte, Saúde, restabelecida