Reunião discute implantação da Vigilância Sanitária

Vigilância em Saúde já se encontra em fase de projeto e estruturação
Publicado em: 15 de Julho de 2017. Última Atualização: 15 de Julho de 2017

A equipe da Vigilância Sanitária (Visa), do Estado de Minas Gerais, Rilke Novato Públio e Alessandro de Souza Melo, juntamente com o coordenador da regional Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, estiveram em Perdigão na manhã da quarta-feira (12) para discutirem a implantação da Vigilância Sanitária e indicadores de Vigilância em Saúde.

Os superintendentes falaram da importância da implantação da Vigilância Sanitária e apresentaram um relato com diagnóstico da atual situação da vigilância em saúde. Informaram que a perda de recursos, que o município vem sofrendo, é devida a não implantação dos serviços. Segundo eles, Perdigão tem atingido pouco mais de 50% da meta estipulada. Com as adequações, o alcance será superior, podendo alcançar 97%, o que irá elevar os índices e aumentar de forma significativa os valores de repasse.

Durante o encontro, o prefeito, Gilmar Teodoro, disse que a cidade vai avançar e as metas serão alcançadas. “Nós vamos trabalhar de mãos dadas com o Legislativo e com as equipes de saúde. Com isso, a tendência é que a gente fortaleça os laços e possamos chegar a um nível que se satisfaça as condições de vida. Portanto, nós vamos fazer a nossa parte e trabalhar para o bem da comunidade”, relatou o chefe do Executivo.

Para o vereador, Fábio Botelho, a reunião foi produtiva e foi solicitada por ele, com o intuito de ampliar as ações de melhoria da qualidade de vida da população. “A Vigilância Sanitária terá a missão de promover e proteger a saúde da população, por meio de estratégias e ações que visem orientar, capacitar e fiscalizar os estabelecimentos que trabalham com produtos que possam impactar direta ou indiretamente a saúde da população, como drogarias, supermercados, açougues, padarias, dentre outros”, disse.

“Uma das metas da secretaria é trabalhar vigilância em saúde, que já se encontra em fase de projeto e estruturação”, disse a secretaria municipal de Saúde, Neusa Teodoro de São José Mesquita.

A implantação

Para a implantação, o Executivo deve criar o Projeto de Lei, encaminhar à Câmara Municipal, após aprovação e o treinamento da equipe, haverá um trabalho de conscientização, junto à população, produtores e comerciantes.

Orientar é basicamente a função da vigilância, coordenar e apoiar tecnicamente visando que a saúde humana não seja exposta a riscos. Somente quando surgir denúncias, após orientações e várias visitas, caso o proprietário não faça as adequações sugeridas, poderá haver punições. O Alvará Sanitário será a garantia de que aquele determinado comércio oferece produtos de boa qualidade à população.

Também participaram da reunião no gabinete do prefeito, o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, o Presidente da Câmara, José Maria dos Santos e equipes de saúde.

Reprodução autorizada,mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

TAG's: Reunião, discute, implantação, Vigilância, Sanitária