RESULTADO DO LIRAa

Publicado em: 27 de Fevereiro de 2023.


Reunião entre as equipes da Secretaria de Saúde para apresentação do resultado do LIRAa.

Foi realizado entre os dias 17 e 20/01/2023 em nosso município o primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), que obteve o resultado de alerta para um Alto Risco de surto de doenças como a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Este Levantamento de Índices tem como objetivo principal mostrar a situação de infestação do _Aedes_ _aegypti_ no município e determinar os tipos de ações a serem adotadas para conter a disseminação da dengue e outras arboviroses.

Neste LIRAa realizado no município, obtivemos o resultado de 5,0%, sendo considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde, colocando a nossa cidade em alerta.

Foram vistoriados 476 imóveis, durante 4 dias. A escolha é feita pelo LIRAa através de sorteio, definindo os imóveis a serem visitados pelos Agentes de Endemias. As amostras (larvas de mosquito) foram encaminhadas para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis para serem analisadas. Foram encontrados focos positivos em quase todos os bairros, principalmente em descartes como recipientes plásticos, garrafas, latas, entulhos, além de bebedouro de animais, vasos, bem como outros materiais em desuso armazenados de forma incorreta. Alertamos a todos os moradores que mantenham seus quintais limpos e livres de quaisquer recipientes que acumulem água parada, evitando assim que se transformem em locais apropriados para a proliferação do _Aedes aegypti.

Juntos e com a ajuda de todos, faremos de Perdigão a melhor cidade para se viver!




TAG's: RESULTADO, LIRAa

Inicial | Voltar
Link permanente: