Profissionais da educação participam de capacitação motivadora e técnicas de inclusão

O objetivo foi orientar professores que atuam na educação de crianças com necessidades específicas

Na última segunda-feira (10), educadores físicos e representantes dos monitores da rede municipal de ensino de Perdigão participaram do Seminário de Educação Física e Inclusão: Constituindo Possibilidades, promovido pelo Hospital Sarah Kubitschek em Belo Horizonte.

A capacitação teve como objetivo orientar os profissionais que atuam na educação de crianças com necessidades específicas e ensiná-los a flexibilizar as atividades práticas, importantes para o desenvolvimento motor e salutares na melhoria da mobilidade, resgate da autoestima e do equilíbrio emocional.

A educadora, Késsia Costa, disse que o curso foi de grande importância, pois ofereceu embasamento de como trabalhar a educação física em níveis variados e de forma inclusiva.

“Gostei muito! Na realidade, o professor fica receoso, pois existem atividades que a criança não pode participar. Mas, eles adaptaram muitas coisas para que a gente possa aplicar durante as aulas e assim todos podem interagir”, relatou.

Ainda segundo Késsia, houve também a parte teórica, onde foram mostrados vários estudos, relatos e apresentações de dança, inclusive de uma cadeirante que nunca se fez de vítima por conta da doença e faz apresentações em várias cidades.

“Assistimos alguns depoimentos de pessoas com limitações. Uns disseram que aulas eram chatas, pois eles não podiam participar das atividades e, portanto, ficavam nas salas dos professores jogando dama. Outros disseram que com o modelo de atividade do Sarah Kubitscheck, eles passaram a gostar e a participar das aulas, o que mudou a vida deles e levantou a autoestima” comentou a professora.

“O que aprendemos lá vai abranger até os alunos que não têm nenhum tipo de limitação. A dinâmica foi muito boa! Inclusão é isso! É ver nossos alunos participando das aulas, com reciprocidade, interação e em conjunto com os demais, sem distinção”, finalizou.

Participaram do encontro os profissionais de educação física e alguns monitores da rede municipal de ensino.

TAG's: Profissionais, Educação, participam, capacitação, motivadora, técnicas, inclusão