Diante da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), o prefeito de Perdigão, Gilmar Teodoro, decretou estado de emergência na cidade. O decreto foi publicado na tarde desta quinta-feira (19).
O texto dispõe sobre as medidas de enfrentamento à pandemia, provocada pelo Coronavírus e criação do Comitê de Apoio Prevenção e Monitoramento dos Impacatos da Covid-19. Abrange ações que incluem a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços e insumos de saúde, destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente à doença. Inclui também recomendações para servidores municipais e de funcionamento de bares, restaurantes e locais públicos.
Determina ainda o horário de funcionamento na sede da Prefeitura Municipal, secretarias e setores das 12h às 16h e suspende, por prazo indeterminado, a realização de eventos de qualquer natureza com público superior a dez pessoas, entre outras medidas para evitar a contaminação, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Clique aqui e veja o decreto.
A doença
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Prevenção
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite locais com aglomerações de pessoas;
Mantenha os ambientes bem ventilados;
Não compartilhe objetos pessoas;
Fonte: Ministério da Saúde.