Perdigão registra queda nos casos de dengue

Situação ainda requer atenção; índice de infestação é de 5.5, considerado de alto risco
Publicado em: 28 de Junho de 2019. Última Atualização: 28 de Junho de 2019

Depois de um período crítico, com um índice de 5.5, considerado de alto risco, Perdigão já começa a comemorar a queda nos índices de notificações suspeitas de casos de dengue, mas a situação requer atenção.

Durante a reunião do Comitê Intersetorial e Interinstitucional Municipal de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, realizada nesta sexta-feira (28),  a coordenadora da vigilância epidemiológica, Elenita das Graças Delfino, falou das ações desenvolvidas no combate aos focos do mosquito e que a queda nos índices de infestação já é visível.

“Graças aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o setor de epidemiologia e equipes de combate, nas últimas 4 semanas, observamos uma baixa no número de notificações, mas a situação ainda está complicada e precisa de muita atenção. Nós estamos realizando o Mutirão da Limpeza, teatro em escolas, palestras em fábricas e outras ações de combate” disse Elenita.

A coordenadora apresentou ainda o balanço do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 7 e 11, que apontou um índice de infestação de 5.5, que clássica o município como de alto risco. “Foram registrados 360 notificações desde a primeira semana de janeiro até a semana passada. Destes, apenas 68 fizeram a sorologia; 20 foram positivos, 20 deram negativos e 28 ainda estão aguardando resultado”, explicou.

A secretária de Saúde, Neusa Mesquita, também ressaltou as atividades de eliminação de focos. Falou das metas traçadas com os profissionais de saúde e a importância da participação e conscientização da população.

“Nós fizemos o Plano de Contingência, em 2017. Fizemos alterações em 3 itens para gerar melhoria na forma de atendimento. As unidades de saúde também se reuniram e realizaram um Plano de Intervenção que está sendo atuante, com várias ações, como por exemplo, o manejo de como tratar os sintomas e, claro, o mutirão, mas sozinho não conseguimos, é preciso a participação da população”.

O comitê se reúne sempre a cada dois meses, no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo – Cinema.

TAG's: Perdigão, registra, queda, casos, dengue