Perdigão realiza VIII Conferência de Assistência Social



O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizaram, na tarde desta terça-feira (23), no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Perdigão, com o tema “Assistência Social Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.

De grande relevância para determinar e nortear os rumos da política socioassistenciais do município, a conferência teve por objetivo debater, elaborar e promover diretrizes e implementação do plano para o SUAS – Sistema Único da Assistência Social.

Na abertura do encontro, compuseram a mesa o prefeito, Gilmar Teodoro, o presidente do CMAS, Flávio de Oliveira Gonçalves, a secretária de Assistência Social, Édna Aparecida Jesuína Simões, o presidente da Câmara, Fábio Botelho, Padre Hermínio Marson e a representante dos beneficiários, Cristiane de Oliveira Santos.

O chefe do Executivo de Perdigão destacou a importância do evento e ressaltou que: fazer uma cidade funcionar não é uma tarefa fácil, devido às dificuldades financeiras. “Tivemos cidades que atrasaram salários e nós temos a grande satisfação, de através de uma gestão compartilhada, totalmente transparente, observando os princípios da economicidade, da boa gestão em finanças, conseguimos manter todas as contas em dia. Avançamos muito. Não falamos em assistencialismo, estamos falando de promoção da vida, de progressão social, mas, com o objetivo bem maior, que é de dar condições a essas pessoas de realmente suplantar as próprias necessidades e crescer. Este é o nosso objetivo, por isso a gente trabalha muito”, enfatizou o prefeito. 

A secretaria, Edna Jesuína, falou dos trabalhos sociais e pontuou alguns avanços na pasta. “Vemos que a Assistência Social caminhou. Criamos o Conselho do Idoso, inclusive já foi feita a Primeira Conferência, em 24 de junho de 2019. Fizemos também o Plano Municipal de Ação que foi uma das deliberações da 7ª Conferência de 2017”, disse.

A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do CMAS, Flávio Oliveira, que agradeceu a presença de todos, leu o regimento interno e deu início aos trabalhos.

Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, Patrícia Diniz Curto, analista e diretora da Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), da regional Divinópolis, proferiu a palestra sobre a matéria,  onde foram tratados os 3 eixos que são: as modificações na Assistência Social, devido a PEC nº 95 (Proposta de Emenda à Constituição), que irá reduzir gastos sociais, durante 20 anos; a reforma trabalhista, reforma da Previdência e os impactos na política de assistência social.

Na ocasião, houve a composição dos grupos, discussão, acerca dos eixos temáticos, eleição dos delegados e a Plenária Final, com apresentação e aprovação das propostas.

 Apresentações culturais

Intercalados aos trabalhos da 8ª Conferência, o espaço também foi aberto para a valorização da cultura. Conceição Maria Luiza recepcionou os presentes com a boa música popular, tocada em seu teclado.

 Já o grupo ‘Teçarte’, formado pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras), despertou emoção nos presentes com a peça de teatro: “Eu Vou te Amar para Sempre”, escrita e dirigida por Ruth Martins.

Participaram do encontro, representantes da sociedade civil, secretários, beneficiários, membros do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, vereadores, entre outras autoridades.

 

Comunicação Social (Reprodução autorizada mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura). 

 




TAG's: Perdigão, realiza, VIII, Conferência, Assistência, Social

Inicial | Voltar
Link permanente: