Perdigão participa da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social

O objetivo foi contribuir e avaliar a área da Assistência Social, na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e deliberar sobre a agenda de Organização, Luta e Resistência em Defesa do Suas

O município de Perdigão participou da 12ª Conferência de Assistência Social de Minas Gerais que aconteceu no Minascentro em Belo Horizonte, nos dias 9,10 e 11 de outubro.

O encontro contou com a presença de trabalhadores, gestores, usuários e conselheiros da assistência social que se reuniram para avaliar a situação da área na perspectiva do Sistema único de Assistência Social (Suas) e deliberar sobre uma agenda de Organização, Luta e Resistência em Defesa do Suas.

A funcionária pública, Dalila Aparecida dos Santos Rocha, foi escolhida para participar da etapa estadual, durante a Conferência Regional que aconteceu no dia 25 de setembro, em Divinópolis e reuniu cerca de 400 pessoas de 66 municípios.

“É com imenso prazer e satisfação que tenho participado das conferências da Assistência Social. Até o momento, foram realizadas as conferências municipais, regionais e a estadual, que aconteceu em Belo Horizonte. Os assuntos abordados têm sido inovadores e são muitas as alternativas para serem apresentadas ao nosso município, através das inúmeras colocações discutidas lá”, disse Dalila.

”Eu estou muito motivada para a Conferência Nacional que acontece em Dezembro, onde mais uma vez estarei representando Perdigão e o nosso estado de Minas Gerais, com muito orgulho e  dedicação”, concluiu a agente de saúde que também cursa o sétimo período de Assistência Social.

A Conferência

Estruturada em mesas temáticas e plenárias temáticas, a Conferência Estadual, além de promover o debate, teve momentos de resistência ao contexto de ameaça aos direitos sociais conquistados com a Constituição Federal de (1988). O encontro também funcionou como um dos pré-requisitos para a Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Brasília.

Os temas que nortearam as discussões foram subdivididos em quatro eixos: A proteção social não-contributiva e princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e a corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Mais de mil pessoas participam do evento, organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (Ceas-MG) e pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

TAG's: Perdigão, participa, Conferência, Estadual, Assistência, Social