Palestra nas escolas municipais discute Valores Humanos

Estudantes aprenderam que boas ações devem ser praticadas sempre

A importância do amor, da família, do respeito e da amizade foi o tema da palestra que o jovem Thomas Antônio Bohn Mittelstaed ministrou, na manhã desta terça-feira (11), nas escolas municipais: Padre Henrique de Morais e ‘Padre Tiago’ (Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental – Emeif).

Vestido como um lavrador, Chapéu de Palha Aba Larga e uma enxada nas mãos, de forma singela, Thomas falou para as crianças dos valores morais e as virtudes que fazem a diferença na vida das pessoas. Simulou o plantio de uma árvore e disse: “Se nós plantamos uma árvore e cuidamos dela, ela vai nos dar sombra, assim é na vida da gente. Se plantamos coisas boas, colheremos coisas boas”.

Extrovertido, de muita espontaneidade, conquistou a meninada e, junto com elas, cantou músicas infantis, bem conhecidas. Uma sacola, cheia de grãos de feijão, foi usada por ele para materializar a importância de plantar o amor, o respeito, honestidade, amizade e partilha.

“O amor é muito especial, o amor é uma coisa muito bonita, que vem de uma sementinha, uma sementinha que a gente planta no nosso coração e na medida em que a gente vai crescendo, que a gente vai cuidando, essa sementinha cresce. Como que a gente cuida da sementinha do amor? A gente cuida da sementinha do amor: estudando, fazendo o bem, respeitando os colegas, o papai, a mamãe, o irmãozinho, sabendo compartilhar”, explicou Thomas.

O jovem gaúcho falou de fraternidade e disse que as boas ações devem ser praticadas desde criança. Para ele, por vezes, a violência reflete uma infância desassistida, ausente de cuidados. “Temos que praticar coisas boas, para que coisas boas aconteçam. Jesus quer que tenhamos amor, carinho, cuidado. Não quer que tenhamos um coração vazio. Quando a gente cuida, quando a gente tem carinho pelo irmãozinho, a gente vive melhor”.

Já no final, a Semana Santa e o Período Pascal foram temas falados de forma sucinta. “O melhor presente não é ganhar ovo de Páscoa é ganhar um abraço. Então, dê um abraço no papai, na mamãe, no irmãozinho ou no seu amigo”.

O encontro foi encerrado com interação de todos os estudantes: cantos, gestos, coreografias, mãos para o alto e uma "chuva" de feijão.

Nesta quarta-feira (12), alunos do turno da tarde também assistiram à palestra.

TAG's: Palestra, escolas, municipais, discute, Valores, Humanos