Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal Padre Henrique de Morais assistiram a uma palestra com o tema: Biodiversidade e Meio Ambiente, ministrada pelo coordenador de Proteção à Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sotero Greco.
Durante o evento, os educandos aprenderam sobre a biodiversidade e dos problemas encontrados no meio ambiente, assim como a falta de informação e conscientização de cada cidadão.
Sotero ressaltou a ocupação humana desordenada, os excessos de consumo e lixo exagerado. “Apesar de vocês serem crianças, vocês podem muito bem ensinar os adultos. A gente precisa produzir e, ao mesmo tempo, preservar. Antes de desmatar, precisa conservar, ver os impactos que serão gerados”, explicou.
O coordenador fez questão de destacar também os trabalhos e ações realizadas pelo “Coração Verde” e citou o projeto “Plantando Araras”, que conta a participação dos estudantes e tem o objetivo de plantar sementes da palmeira indaiá para atrair as araras para o município. Preservar nascentes, matas ciliares, consumo de agrotóxico e ações para reter a água da chuva, também foram assuntos discutidos.
“Precisamos cuidar do planeta, da fauna e da flora. Tudo na natureza tem uma razão para existir. Até o morcego, que às vezes desperta arrepios em muita gente, é de suma importância. Apenas 1% por cento deles são hematófagos; outros 99% são controlados biologicamente e ajudam na distribuição de sementes e polens”, explicou Greco.
“O projeto visa orientar os estudantes da importância de preservar os biomas brasileiros, e alertar das ações prejudiciais ao meio ambiente”, relatou Márcia Brandão, diretora da escola.
A palestra aconteceu em dois turnos, manhã e tarde e marcou o lançamento da “Olímpia Ambiental” que segue até agosto com o tema: 'Preservação do Meio Ambiente em Defesa da Vida'.
A olimpíada
A Olimpíada Ambiental é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura de Perdigão e demais secretarias, escolas municipais e estadual do município. Envolve produção de textos com temas relacionados à preservação do meio ambiente, oficinas, plantio de mudas, visitas ao horto municipal e outras atividades ligadas ao tema que serão avaliadas por uma comissão julgadora.
O encerramento das atividades está previsto para o dia 25 de agosto. Professores e alunos, finalistas de cada categoria, serão premiados, após o desfile de 7 de Setembro.