Escola Padre Henrique comemora 53 anos

Vera Lúcia da Silva, ex-diretora contou a história da escola
A ex-diretora, Vera Lúcia Silva, contou aos estudantes a história da escola

Nesta sexta-feira (10), alunos, funcionários, professores e a direção da Escola Municipal Padre Henrique de Morais comemoraram o aniversário de 53 anos de existência da instituição.

Com o tema: “Há 53 Anos Fazendo a Diferença na Educação”, o evento contou com a participação das ex-funcionárias e “amigas da escola”, Vera Lúcia da Silva, ex-diretora, e Cleide Delfino Pinto, que ocuparam lugar de destaque e receberam homenagens.

Sorridente e bem-humorada, Vera conquistou a simpatia dos alunos e contou a eles a história da unidade escolar; de sua fundação, quando suas paredes ainda eram de lata; o novo prédio, até a nova nomenclatura, após a municipalização. Disse ainda fazer parte da escola desde seu nascimento e não escondeu seu amor e carinho pelo local.

“Fiquei muito feliz quando a Lorenza e a Regina me convidaram para contar um pouco da história. Aqui também é o meu lugar! Aqui também está meu coração! Aqui também eu ganhei a minha vida! O início da minha carreira foi feito aqui e a preparação para essa carreira aconteceu na sala de aula desta escola”, comentou.

Durante o encontro, que aconteceu nos dois turnos, manhã e tarde, os alunos cantaram o Hino à Escola, recitaram uma poesia, composta pela vice-diretora, Maria Regina Brandão e entregaram flores às convidadas, em gesto de homenagem e agradecimento.

A Secretária Municipal de Educação, Lorenza Aparecida da Silva, relatou aos estudantes que parte de sua vida escolar foi na Padre Henrique. “Estudei aqui a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série. Depois eu não continuei porque não tinha mais as séries subsequentes. Quando completei 18 anos, eu comecei a trabalhar aqui. O meu carinho por esta escola também é muito grande. Amo muito, de coração, todos os alunos, amo todos os funcionários”, disse Lorenza que justificou também ter deixado a escola para assumir a secretaria de educação, no último dia 6.

Como em todo aniversário, cantaram os Parabéns. As crianças ganharam pirulitos e teve distribuição de suco e um grande bolo.

Outras homenagens

O encontro proporcionou também outras congratulações. Seleste Silva e Marilene Santos receberam o carinho pelo Dia do Bibliotecário, comemorado no próximo domingo, 12 de março.

A professora Janet Teodora e todos os alunos que completaram aniversário, durante a semana, receberam os parabéns.

A semana

No último domingo (5), uma missa de ação de graças e culto evangélico foram celebrados pela passagem do aniversário. Durante a semana, Declarações, cartazes e acróstico, confeccionados pelos educandos, foram afixados no pátio e corredores da unidade.

História

A Escola Estadual Padre Henrique de Morais foi criada através do Decreto Estadual número 7.449, de 5 de março de 1.964, do então governador de Minas Gerais, Doutor José Magalhães Pinto, 26 dias antes do Golpe Militar.

Inaugurada em 20 de setembro de 1964, um prédio, pré-construído em modelo padrão, foi erguido em um lote doado pelo senhor José Monteiro dos Santos. Recebeu o nome em homenagem ao Padre Henrique de Morais, vigário que atuou em Perdigão no período de 1917 a 1934.

Durante o governo de Francelino Pereira dos Santos, o antigo prédio que era de lata, foi demolido e construído o atual, que foi inaugurado no dia 11 de abril de 1981.

A escola foi municipalizada no dia 1º de janeiro de 1998 e conta hoje com aproximadamente 540 alunos do Ensino Fundamental.

TAG's: Escola, Padre, Henrique, comemora, anos