Desfile Cívico marca as comemorações do 7 de Setembro

Os 197 anos da Independência do Brasil foram comemorados com o Desfile Cívico de 7 de Setembro. O evento realizado, na manhã deste sábado (7), na Praça da Matriz, teve como tema: ‘Arte e Cultura Brasileira.

Em discurso, o prefeito Gilmar Teodoro falou da importância do desfile e do resgate das festas tradicionais para a cultura do município.

“Desde 2017, voltamos com os desfiles cívicos e mais que um dever cívico, nesta data, é a nossa gratidão por este nosso país. Nada melhor que um dia como este, para fazermos uma reflexão e mostrarmos, que uma coisa importante num povo é a sua cultura. Além do desfile cívico, nós voltamos com o Carnaval, melhoramos as celebrações da Festa de Reinado, do aniversário da cidade e outros acontecimentos que têm realmente mostrado como o povo de Perdigão vem evoluindo e, mais do que nunca, precisa de um apoio institucional, para que isso, realmente, se tornasse uma realidade”, completou.

À frente do desfile, a viatura da Polícia Militar, as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do município de Perdigão. Em sequência, a Lira Musical Nossa Senhora da Saúde, que executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Perdigão.

Creches e escolas municipais, dentro do tema principal, desenvolveram seus subtemas e retrataram costumes, danças, ritmos, crenças,  festas tradicionais, o folclore, a literatura, a arte barroca e contemporânea, destacando um pouco da diversidade cultural.

A apresentação da fanfarra da Escola Estadual Dona Antônia Valadares, de Divinópolis, fechou o desfile. No palco, quem encerrou as comemorações foi o Grupo de Dança Sarandeiros da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) que apresentou um espetáculo com coreografias e danças que respeitam as tradições culturais brasileiras.

Também participaram da festividade e ocuparam local de destaques as seguintes autoridades:  o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, o presidente da Câmara, Fábio Rogério da Silva Botelho, a secretária de Educação, Lorenza Silva, o Comandante do 3º Pelotão de Perdigão, 2º Tenente Robson Lacerda de Paula, Padre Hermínio Marson, a secretária de Assistência Social, Édna Jesuína Simões, de Saúde, Neusa Mesquista, de Obras, Newton José das Chagas e os vereadores: Walter Júnior e Júlia Brandão.

TAG's: Desfile, Cívico, marca, comemorações, Setembro