Comitê contra a dengue é implantado e faz primeira reunião

Em 2017: 25 casos notificados e nenhum confirmado. Dados colocam a cidade na classificação de baixo risco
Publicado em: 30 de Novembro de 2017. Última Atualização: 30 de Novembro de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde e a vigilância epidemiológica realizaram, na manhã desta quinta-feira (30), a primeira reunião com o Comitê Intersetorial e Interinstitucional Municipal de Enfrentamento à dengue, chikungunya e Zika.

A Secretária de Saúde, Neusa Teodoro, falou dos índices da dengue no país e da importância da união de todos no combate ao mosquito transmissor. “É preciso ter firmeza e uma população comprometida com a saúde. Todos nós somos responsáveis. A questão da dengue, hoje em Perdigão, está equilibrada, mas precisamos melhorar isso. O comitê surge para reforçar nossas ações. Precisamos da ajuda de todos”, comentou.

A coordenadora da vigilância epidemiológica, Elenita das Graças Delfino, apresentou o balanço do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro de 2017, que aponta uma queda significativa de focos do mosquito.

“Este ano nós tivemos apenas 25 casos notificados e nenhum confirmado; número bastante inferior se comparado ao ano passado. Os dados do segundo LIRAa também mostram um resultado com índices de infestação menor do que o primeiro levantamento do ano, realizado em maio, e coloca a cidade na classificação de baixo risco”, relatou Elenita.

A coordenadora enfatizou: “A dengue não é um problema só do poder público e sim de toda a população. Então precisamos da união de todos”, completou.

No encontro, que aconteceu no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo e contou com a presença de membros do poder público e da sociedade civil, foi escolhido como presidente do Comitê o pároco da cidade, Hermínio Marson, e para vice-presidente, Elenita Delfino. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 15 de dezembro.

Objetivo do comitê

O Comitê tem o objetivo de fortalecer a articulação entre a Vigilância em Saúde com outros órgãos, contribuindo nas ações de prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika e avaliar, incentivar ações de educação em saúde e de mobilização social para o enfrentamento de tais doenças no município.

TAG's: Comitê, contra, dengue, implantado, primeira, reunião