Carreta de prevenção à hanseníase faz exames gratuitos em Perdigão

Outras ações básicas de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, educação continuada da saúde da mulher e vacinação contra à febre amarela, também estão sendo realizadas
Carreta de prevenção à hanseníase faz exames de graça Publicado em: 14 de Março de 2017. Última Atualização: 16 de Março de 2017


Moradores de Perdigão podem realizar até às 16h desta terça-feira (14), exames gratuitos para diagnóstico da hanseníase. A Carreta do Ministério da Saúde está estacionada na Praça Doutor Geraldo Caetano Brandão, Praça da Matriz.

Além da busca ativa de manchas suspeitas de hanseníase, outras ações básicas de saúde estão sendo realizadas pelas equipes da secretaria de saúde: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, educação continuada da saúde da mulher, mobilização contra a dengue e vacinação contra a febre amarela.

Segundo a Secretária de Saúde, Neusa Teodoro, o objetivo maior da carreta é identificar a hanseníase. “Nossa intenção é combater através da educação, do diagnóstico e do tratamento adequado. A hanseníase vem se alastrando e, se tratada a tempo, a cura é de 100%. Portanto, convido a população para conhecer a unidade móvel. As equipes estão à disposição. Quem tiver alguma mancha na pele é importante fazer o teste”, explicou.

A carreta conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico. Além dos atendimentos, os profissionais orientam sobre os métodos de prevenção e controle da doença, abortando a importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento para a cura da hanseníase.

A doença

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

Créditos: Portal Saúde




TAG's: Carreta, prevenção, hanseníase, exames, gratuitos, Perdigão

Inicial | Voltar
Link permanente: