Carreta da Saúde contra a hanseníase realizou 161 exames para detectar a doença

Cerca de 200 pessoas passaram pelo local
Publicado em: 21 de Março de 2017. Última Atualização: 21 de Março de 2017


A Carreta da Hanseníase visitou Perdigão e a população pôde realizar várias consultas, exames e tirar dúvidas a respeito dos métodos de prevenção e controle da doença.

A ação, resultado da parceria da Secretaria Municipal com o Ministério da Saúde, ofereceu, além da avaliação médica de manchas suspeitas de hanseníase, vários atendimentos como: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, medidas antropométricas, verificação da situação vacinal, educação continuada da saúde da mulher e mobilização da equipe da epidemiologia, para conscientizar a população da importância de se prevenir contra a dengue.

Maria das Graças de Faria (62), moradora de Perdigão, passou pela praça e aproveitou para fazer uma avaliação. “Achei o atendimento muito bom! As meninas muito educadas para atender. Eu sou diabética. Aproveitei para fazer o teste, medi a pressão e o médico olhou umas manchinhas que eu tenho, mas disse que não é nada grave, são normais. Coisas da idade”, brincou a aposentada.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, cerca de 200 pessoas passaram pelo local. Do total, 161 receberam atendimento relacionado à hanseníase e 35 foram imunizadas contra a febre amarela.

A Secretária de Saúde do município, Neusa Teodoro, informou que o objetivo principal da ação foi promover a saúde, divulgar formas de tratamento da hanseníase, conscientizar dos riscos e diagnosticar casos da doença. Disse também que todo usuário que participou da ação, recebeu os atendimentos ofertados pela equipe.  

“O mais importante de ser destacado é que a hanseníase tem cura e é tratada gratuitamente nas  unidades básicas de saúde. O tratamento cessa a transmissão, logo no começo e, quando iniciado precocemente é feito de maneira regular, sem intervalos e abandono, evita sequelas que a doença pode causar”, ressaltou.

A Carreta da Hanseníase, com cinco consultórios, esteve em Perdigão no último dia 14. Ficou estacionada na Praça Doutor Geraldo Caetano Brandão (Praça da Matriz), das 8h às 16h. 

 




TAG's: Carreta, Saúde, contra, hanseníase, realizou, exames, para, detectar, doença

Inicial | Voltar
Link permanente: