3ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Perdigão

Publicado em: 4 de Agosto de 2017. Última Atualização: 4 de Agosto de 2017

Profissionais de saúde se reuniram na tarde desta quinta-feira (3) para realizar a 3ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema: “Conhecendo a Saúde do Município de Perdigão”. Na ocasião foi realizada também a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde com o tema: Implantação da Vigilância Sanitária.

A secretária municipal, Neusa de São José Mesquita, relembrou sua atuação como profissional da área, há mais de trinta anos e ressaltou a importância da conferência. “É aqui neste encontro que temos a oportunidade de delinear as ações de saúde, o que a gente tem vontade, o que a gente está enxergando de erro. Nós precisamos saber o que vamos querer para nós, o que queremos para a saúde de Perdigão. Eu observo que precisamos melhorar muito e que estamos muito atrás de onde deveríamos estar”, concluiu.

Em seu discurso, o prefeito, Gilmar Teodoro, enfatizou a relevância da criação da Vigilância Sanitária para a garantia da qualidade de vida da população e pontuou também diversas ações já implantadas. “Em breve, vamos ter cerca 300 tipos de remédios fornecidos diariamente e gratuitamente para a população. Vamos adquirir mais veículos para oferecer melhores condições de transporte com mais segurança. Estamos também terminando uma nova Unidade Básica de Saúde, que estará disponível para atender a população. O objetivo é ter uma saúde melhor, com presteza, brevidade e de forma objetiva”, disse.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jânia Ésia Pinto, reforçou a importância do evento e seu caráter propositivo. “Nós estaremos empenhados. É a hora de propormos melhorias, de conhecer o sistema de saúde, os avanços e desafios”.

Vários palestrantes abordaram temas relacionados à conferência e um diagnóstico municipal da atual situação da saúde foi apresentado pelos acadêmicos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte, Bruno Alves Costa, Matheus Gallo Cruz e Larissa Martins Silva.

O encontro que teve início às 13h e término às 20h,  foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde e contou com cerca de 90 participantes. Estiveram presentes: o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, o representante do Poder Legislativo, Fábio Botelho, as vereadoras, Maria Luiza dos Santos e Júlia Brandão; o representante da Superintendência Regional de Saúde, Júlio Barata, a Secretária de Saúde de Santo Antônio do Monte, Carla Lorena Santos, demais vereadores,  e membros da sociedade civil e autoridades locais.

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

TAG's: Conferência, Municipal, Saúde, realizada, Perdigão