Vacinação antirrábica é realizada de forma itinerante

A expectativa é que sejam vacinados cerca de 1.970 cães e 200 gatos.
Publicado em: 9 de Agosto de 2017. Última Atualização: 9 de Agosto de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde já promove a etapa rural da Campanha de Vacinação contra a raiva animal para cães e gatos. As equipes de agentes estão percorrendo toda a área rural do município.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Elenita das Graças Delfino, moradores que ainda não receberam a visita das equipes podem entrar em contato, na Unidade Básica de Saúde, Luiz Caetano Ribeiro, na Avenida Joao Francisco Do Santos, 126, no Bairro Nossa Senhora da Saúde, para tirar dúvidas sobre a campanha.

Na zona urbana, a vacinação está prevista para iniciar no dia 19 de agosto nos bairros: Antônio Duarte, das 8h às 11h e no Renascer, das 12h às 15h.

Já no dia 26 de agosto a imunização será nas praças da Matriz e do Rosário das 8h às 15h. Na Unidade Básica de Saúde Luiz Caetano Ribeiro (Policlínica), as equipes estarão atendendo das 8h às 11h e no Campo do Bairro Novo Horizonte, das 12h às 15h.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. As fêmeas em lactação e gestação também podem ser vacinadas. Já os animais doentes não devem ser imunizados. Os proprietários devem aguardar a sua recuperação.

Nos dias de vacinação na zona urbana, a orientação é que os cães sejam levados em guias e coleiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.  A expectativa é que sejam vacinados cerca de 1.970 cães e 200 gatos.

A raiva é transmitida por meio de vírus. A enfermidade, quando acomete os animais, é quase sempre fatal. A doença atinge, ainda, os humanos que têm contato com a saliva com o bicho infectado.

Mais informações podem ser obtidas pelo  telefone 3287-1798.

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

TAG's: Vacinação, antirrábica, realizada, forma, itinerante