“Respeitável público ”, escolas municipais comemoram o Dia Internacional do Circo

O palhaço, personagem mais popular e ilustre do circo marcou presença e arrancou gargalhadas
Alunos da Escola Padre Tiago

Alegria e diversão estiveram presentes nas escolas da rede municipal de ensino de Perdigão. O Dia Internacional do Circo foi comemorado com diversas atrações. Os alunos tiveram a oportunidade de estimular a criatividade, o raciocínio e de conhecer um pouco da arte milenar circense.

De forma eclética, cada unidade fez a sua comemoração. Música, poesias, pinturas e adereços, como nariz e chapéu de palhaço, foram utilizados para contar a história do circo.

Os pátios se transformaram em picadeiros e o ‘palhaço’, personagem mais ilustre e popular do circo, marcou presença e arrancou gargalhadas das crianças.

O objetivo foi de levar até aos estudantes a expressão artística, o teatro, diversão e conhecimento.

Para os profissionais, as atividades contribuem para a formação cultural. Promovem interação entre os educandos e educadores, além de proporcionar desenvolvimento da expressão corporal, equilíbrio e socialização.

História

15 de março é o Dia Internacional do Circo. No dia 27 de março comemora o Dia do Circo no Brasil, em homenagem ao palhaço brasileiro, “Piolin”, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo.

“Piolin” era considerado um grande artista que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Alguns diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Já o artista, George Savalla Gomes, saudoso “Carequinha” era considerado o palhaço mais representativo da história do circo no Brasil. Nascido em Rio Bonito, interior do Rio de Janeiro, o interprete morreu aos 90 anos, em 5 de abril de 2006, em São Gonçalo. A causa da morte foi infarto agudo do miocárdio.

Não há registros concretos de quando as práticas circenses surgiram. Segundo os relatos, elas iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 mil anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas.

TAG's: “Respeitável, público, escolas, municipais, comemoram, Internacional, Circo