Ação Cívico Social lança Rede de Comércios Protegidos

O Sexagésimo Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (60º BPM/7º RPM), em parceria com a Prefeitura de Perdigão, realizou, na manhã deste domingo (23), a Ação Cívico Social (ACISO) e o lançamento oficial da Rede de Comércios Protegidos.

Foi um domingo de atividades diversas com emissão de Carteira de Identidade, aferição de pressão arterial, glicemia, corte de cabelo, rua de lazer, tendas do Celular Seguro, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e outros serviços sociais.

Ireneu Ferreira da Costa (76), aproveitou o dia para medir a pressão arterial e realizar o teste de glicemia. “Estou feliz com o resultado está tudo bem comigo”, comentou o produtor rural. Assim como ele, o radialista, Carlos Francisco da Silva (41), também usufruiu dos serviços. “A atividade é muito boa. Espero que realizem mais vezes. O dia a dia é muito corrido e a gente se esquece de cuidar da saúde. Então é uma boa oportunidade, inclusive para se divertir com as crianças. A população precisa desta atenção”, disse o comunicador.

Segundo o tenente, Ronan Gontijo de Faria, comandante do Pelotão, o objetivo principal do evento é proporcionar interação da comunidade com a PM e oferecer serviços gratuitos. “A Polícia Militar não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então, a gente precisa das informações que a comunidade tem. Precisamos desta interação, desta proximidade. A data de hoje marca também, oficialmente, o lançamento da Rede de Comércios Protegidos; já faz algum tempo que ela está atuante, porém, esse lançamento visa a divulgação e a proximidade com a comunidade”.

A secretária de Assistência Social e incentivadora do projeto, Edna Aparecida Jesuína Simões, contou um pouco da história da Rede de Comércios que completa um ano. “Ela começou devagarinho, mas com a persistência, com a colaboração e as orientações do Tenente Gustavo, hoje a Rede é uma Rede forte. Como disse o próprio tenente: ‘É o serviço de beija-flor. A gente vai fazendo aos poucos; um pouquinho de cada vez e juntos somos mais fortes”.

Para o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, é importante a união da comunidade em favor da segurança. Ele convidou os comerciantes a se cadastrarem e falou da espera de recursos, no valor de R$ 300 mil, para a implantação do sistema de monitoramento com 14 câmeras de alta qualidade. “Estamos aguardando a assinatura de um convênio com o Governo do Estado, que está programada para até o final de dezembro, para podermos executar os trabalhos e com isso nós vamos ter mais segurança ainda, aqui na nossa cidade”, enfatizou o vice-prefeito.

As atividades iniciaram às 10h e contou com as apresentações da Banda de Música do 23º Batalhão da PM e da Lira Musical Nossa Senhora da Saúde que arrancaram aplausos, especialmente ao se juntarem e tocarem canções como o "Cisne Branco".

Também estiveram presentes na solenidade, o representante da Câmara Municipal e vereador, Fábio Botelho, o Segundo Tenente, Gustavo Cássio Barbosa Ferreira, representando o comandante da Unidade; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Jhon Kennedy, e os coordenadores da Rede de Comércios Protegidos, Eduardo Teodoro Fagundes e Agenor Edilson da Silva Júnior.

Foram parceiros na ação: a Câmara Municipal, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sicoob Credinova, Consep e comércios locais.

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

TAG's: Rede, Comércios, Protegidos, lançada, oficial, durante, Ação, Cívico, Social, Polícia, Militar