Maio Amarelo: blitz educativa é realizada em Perdigão

Equipes distribuíram panfletos e conscientizaram condutores e pedestres a respeito da segurança no trânsito
Publicado em: 29 de Maio de 2018. Última Atualização: 29 de Maio de 2018

A Prefeitura de Perdigão e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Polícia Militar de Minas e autoescolas da cidade, promoveram, na manhã desta terça-feira (29), uma blitz educativa para alertar motociclistas, motoristas e pedestres sobre os perigos do trânsito e o alto índice de mortes e feridos.

A ação fez parte da programação do Movimento “Maio Amarelo 2018”, que esse ano trabalha o tema: “Nós somos o trânsito”.

Todas as pessoas que passaram pelo local receberam panfletos com informações de segurança no trânsito, sobretudo a respeito da importância do uso do cinto de segurança, do capacete e o não uso de álcool e direção.

A equipes da Secretaria de Saúde também realizaram testes de glicemia e aferição de pressão.

O movimento chamou a atenção da dona de casa, Patrícia de Jesus da Silva (39), moradora do Bairro Bela Vista, que passava pela praça e aproveitou para medir a pressão.

“Acho importante a conscientização é muito bom! As pessoas precisam ter consciência e responsabilidade ao dirigir e, principalmente, não fazer uso de bebida alcoólica”, comentou.

O evento aconteceu na Praça da Matriz e teve início às 9h.

Acidentes em Minas Gerais

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as violências e os acidentes – sejam eles de natureza acidental ou não, são responsáveis por cerca de 9% da mortalidade global. O perfil do adulto jovem, sexo masculino e residente na área urbana tem a maior proporção dos acidentes de transporte terrestre.

Em Minas Gerais, de acordo com os dados do Boletim de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, no período de 2010 a fevereiro de 2018, os homens apresentaram maior percentual de óbitos por acidentes, com 81% e as mulheres com 19%.

Em números absolutos, em 2010 houve registro de 3.684 óbitos masculinos e 907 femininos por ocorrência de acidente de trânsito; em 2011 o número de ocorrência masculina subiu para 3.953 e o de mulheres caiu para 896; em 2012 o índice óbitos por acidentes de trânsito envolvendo homens caiu para 3.832 e o de mulheres 867; em 2013 os óbitos masculinos ficaram em 3.651 e o de mulheres 823. Já em 2018, foram registrados, até fevereiro, 95 ocorrências de óbitos masculinos e 31 femininos.

O Movimento

O Movimento Maio Amarelo é uma ação mundial colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

TAG's: Maio, Amarelo:, blitz, educativa, realizada, Perdigão