Horta do município fornece verduras e legumes para escolas, creches e Vila Vicentina

O trabalho é feito em duas etapas para que tenha produção o ano todo

A partir desta terça-feira (21), os alunos da rede municipal de ensino de Perdigão e a Vila Vicentina passaram a consumir hortaliças, frescas e sem agrotóxico, cultivadas na “Horta Municipal”, localizada na “Casa da Família”.

O plantio, coordenado pelo senhor Alberto Simões, teve início no dia 17 de janeiro e, em pouco mais de um mês, já é possível colher algumas verduras como alface, couve e também temperos, como cebolinha verde e salsinha.

“Já plantei novos canteiros, em breve, em um prazo estimado de 45 a 50 dias, teremos mais variedades: repolho, brócolis, couve-flor, abobrinha, espinafre, cenoura, rúcula e beterraba. Tudo com uma vantagem, sem uso de agrotóxico”, conta Alberto, entusiasmado com a primeira colheita.

O trabalho é feito em duas etapas para que tenha produção o ano todo e, assim, atender o objetivo, que é fortalecer a merenda das escolas e creches municipais, com alimentos saudáveis, cultivados de maneira orgânica.

O Projeto da horta está vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social. É um dos mais consistentes, mantido com recurso próprio, conta com o apoio e supervisão do técnico, Djalma Reis Bernardes Silva, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Além das hortaliças

Algumas plantas exóticas também são encontradas no local. É o caso da “maracujina-doce”, espécie de maracujá, de fácil cultivo, considerada por muitos, como um calmante natural. “O gosto se assemelha ao do maracujá tradicional, mas é um pouco mais forte, tipo de um remédio, mas é docinho”, conta Alberto.

Hortelã, marcela, gengibre, manjericão, pimenta, bálsamo, alecrim e azedinha também fazem parte da plantação.

A horta é cultivada nos fundos da “Casa da Família”, na Avenida Ouro Preto, 316 – Centro.

TAG's: Horta, município, fornece, verduras, legumes, para, escolas, creches, Vila, Vicentina