Festa de Reinado mantém viva a cultura, a fé e devoção

Participaram da festa cerca de 950 dançantes, divididos em 22 guardas
Publicado em: 1 de Agosto de 2017. Última Atualização: 1 de Agosto de 2017

Os dias 29,30 e 31 de julho foram de fé, tradição e renovação em Perdigão. A Capela do Rosário foi pintada e toda enfeitada. Pelas ruas, diversos grupos de congadas desfilaram com fardas coloridas e pandeiros enfeitados. Os sons das sanfonas e caixas davam tom e ritmo aos cantos e danças dos congadeiros que celebravam a ‘Festa de Reinado’.

O evento reúne milhares de pessoas todos os anos e mantém viva a cultura, o folclore e a devoção aos santos padroeiros da festa: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.

No sábado, já com os primeiros raios de sol, o batuque dos tambores anunciava o início do desfile da festa centenária. Às 16 h devotos e guardas participaram da procissão, que saiu da Capela do Rosário até a Igreja Matriz.

Uma alvorada deu abertura às atividades no domingo. As guardas visitaram as casas dos festeiros e, em desfile, seguiram para a Capela do Rosário, onde às 14h, houve a ‘Junção das Coroas’ e, às 15h, a Celebração Eucarística, com a presença de todas as congadas. Em seguida, teve a procissão, em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde.

Já na segunda-feira, às 16h, todos os festeiros, incluindo os da ‘Levantação dos Mastros’, juntamente com todas as guardas, saíram em procissão da Igreja Matriz, sentido à Capela do Rosário, onde foi celebrada a Missa Campal pelo padre Amarildo José de Melo, natural de Araújos e pároco em São Joaquim de Bicas. Após cantos, celebrações, homenagens e a descida das bandeiras, a Festa de Congo, foi encerrada com uma queima de fogos.

Geraldo Machado de Oliveira, presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, comentou que a festa foi tranquila e que a entidade trabalha para que seja melhor a cada ano. “Agradecemos a todos os colaboradores que nos ajudaram na realização do Reinado. É uma festa muito bonita que além de renovar a fé das pessoas oferece também alegria e diversão”, relatou o presidente.

De acordo com a Irmandade, a festa católica que nasceu nas senzalas e tem Chico Rei como o mais importante Rei Congo, reuniu, este ano, cerca de 950 dançantes, divididos em 22 guardas, 5 locais e 16 visitantes.

Reprodução autorizada, mediante citação da Comunicação Social da Prefeitura

TAG's: Festa, Reinado, Perdigão, mantém, viva, cultura, devoção