Coração Verde faz doação de sementes para o Horto Municipal

Ao todo, foram dezoito espécies de sementes
Publicado em: 1 de Junho de 2017. Última Atualização: 12 de Junho de 2017

Na manhã desta quinta-feira (1), membros do Coração Verde entregaram à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente sementes de várias espécies que vão sustentar o plantio no horto municipal.

Cerca de 18 espécies, entre frutíferas e nativas, serão plantadas em parceria com alunos da rede municipal e posteriormente destinadas para áreas desmatadas e aos produtores rurais.

José Henrique, membro do grupo, agradeceu ao Prefeito, Gilmar Teodoro, pelo apoio e incentivo às questões ambientais e comentou que as sementes foram recolhidas pela Equipe “Quadriverde” e por todos os integrantes, com o objetivo de contribuir com políticas ambientais do município.

O ativista falou também do trabalho que será realizado com os alunos das escolas municipais: Projeto “Plantando Araras”, onde os educandos farão o plantio das palmeiras e cuidarão até que elas estejam no tamanho ideal para serem inseridas no meio ambiente.

“Uma das sementes que nós trouxemos é da Palmeira Indaiá [...]. Nós pegamos na cidade de  Leandro Ferreira. Não sei se vocês sabem, mas em Leandro Ferreira tem uma quantidade grande de araras, por incrível que pareça. As araras se alimentam deste coquinho. O objetivo é trazer essas palmeiras para cá e, consequentemente, trazer as araras também. Para isso, nos contaremos com a participação das crianças. Daqui alguns anos as araras estarão aqui”, explicou .

Em suas palavras, Gilmar demonstrou seu interesse em ver a cidade mais arborizada. “Nós queremos voltar a arborizar a cidade. Se cada lote tivesse uma árvore, mesmo que frutífera, a estrutura da cidade seria outra. É fundamental estarmos de mãos dadas com a sociedade neste projeto. Podemos criar grupos de encontro nos bairros e propor que cada pessoa adote uma árvore, mesmo que seja em seu quintal. Nosso projeto é arborizar mais os locais públicos como praças e escolas. A Praça da Matriz é o nosso tesouro! Estamos cuidando dela. Estamos fazendo outras duas praças e, assim, colocar à disposição da população espaços de lazer e que embelezam a cidade”, finalizou o prefeito.

Ao todo, foram doadas 18 espécies de sementes, algumas raras no município como: pau-brasil, palmeira do indaiá e a embaúba, árvore muito importante por prosperar rapidamente em áreas degradas e que serve de sustentação para a proliferação das demais, até o surgimento da floresta.

Também participaram do encontro: José Maria Aparecido, secretário de Agricultura e Meio Ambiente; Lorenza Aparecida da Silva, secretária de Educação; Edna Aparecida Jesuíno Simões, secretária de Desenvolvimento Social; Djalma Reis Bernardes Silva, técnico extensionista da Emater – MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais ); Andrea Faria de Sousa, engenheira ambiental; representantes dos alunos da rede municipal de ensino e os membros do ‘Coração Verde’: Adilson Teodoro, Maria José Ribeiro e Vera Lúcia da Silva.

TAG's: Coração, Verde, doação, sementes, para, Horto, Municipal