Comitê discute ações de enfrentamento à dengue zika e chikungunya

Atividades junto às escolas e criação de um calendário anual de mutirão de limpeza são algumas das atuações
Publicado em: 8 de Junho de 2018. Última Atualização: 8 de Junho de 2018

Nesta sexta-feira (8), às 9h, no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, o Comitê Intersetorial  e Interinstitucional Municipal de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika promoveu uma reunião, cujo objetivo foi apresentar a situação epidemiológica das três doenças e discutir ações de trabalho e prevenção. Além disso, foi citado a contratação de novos agentes para suprir a demanda.

O agente de endemias, Júlio Dimas, falou do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Segundo ele, a cidade registra, até o momento, um índice de infestação médio, mas que é preciso continuar com as atividades de combate ao mosquito transmissor.

“O levantamento apresentou índice médio de risco. Em alguns bairros, índice baixo e em outros índice médio. É importante a população continuar eliminando os focos. Temos observado que: a concentração maior de criadouros está em residências habitadas; tambores, lixo em quintais e em reservatório de água para animais. O registro em lotes foi pequeno, apenas dois”, explicou.

Ainda no encontro, foram propostas articulações destinadas ao controle e combate ao Aedes, como ações junto às escolas, criação de um calendário anual de mutirão de limpeza. e a possibilidade de transformar materiais recicláveis em moeda de troca e, com o envolvimento do Cras – Centro de Referência da Assistência Social, transformá-los em peças de arte.

A secretária de saúde, Neusa Teodoro, falou da importância do comitê, da mobilização de todos servidores, entidades e população em geral acerca das ações necessárias de combate ao transmissor e alertou dos riscos.

“Nós estamos em um local de fogo cruzado. Em Nova Serrana, nós tivemos casos de óbitos causados por dengue. Em Moema, o secretário da prefeitura morreu com suspeita de dengue hemorrágica. Tivemos casos também em Bom Despacho e Divinópolis. Há registros de óbitos em várias cidades e casos que geram preocupação. Nós não queremos isso aqui. Não queremos ver pessoas indo para hospitais. É uma coisa evitável. Temos que continuar firmes. Acho que o nosso comitê está bem composto e com envolvimento de todos é possível que a gente fique livre disso”, disse a secretária.

A reunião foi encerrada pelo presidente do comitê, Padre Hermínio Marson, que agradeceu a presença de todos e pediu ação. “Percebemos que estamos no nível médio, mas para que isso não avance e chegue ao nível alto, depende muito de nós; então, é preciso consciência e ação”, lembrou o pároco.

Para sugestões, alertas e denúncias de focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o departamento de epidemiologia pelo telefone: 3287-1798, em horário comercial.

TAG's: Comitê, discute, ações, enfrentamento, dengue, zika, chikungunya