Comitê de enfrentamento à dengue realiza primeira reunião do ano

Publicado em: 22 de Fevereiro de 2019. Última Atualização: 22 de Fevereiro de 2019


Na manhã desta sexta-feira (22), no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, o Comitê Intersetorial e Interinstitucional Municipal de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika realizou a primeira reunião do ano, onde foram discutidos assuntos relacionados a situação epidemiológica e ações de prevenção.

O presidente do Comitê, Padre Hermínio Marson, abriu a reunião e falou da Campanha da Fraternidade de 2019, cujo tema é: “Fraternidade e Políticas Públicas”, que para ele é um tema bastante pertinente aos objetivos do comitê.

“Precisamos perder o medo de conhecer. Precisamos conhecer para depois agir e colocar a mão na massa”, disse ele, em referência a necessidade de interação da sociedade às ações de políticas públicas”.

A coordenadora da vigilância epidemiológica, Elenita das Graças Delfino, apresentou o balanço do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 7 a 11 de janeiro de 2019, que apontou um índice de infestação de 2.1, que quer dizer médio risco.

“De janeiro até agora, nós tivemos oito casos suspeitos; destes, quatro foram constatados não reagentes, ou seja, não foram confirmados ser dengue, os outros, nós ainda aguardamos confirmação. O bairro que apresentou maior número de focos, durante o levantamento, foi o Prolongamento Bela Vista”.

De acordo com Elenita, os trabalhos das equipes de combate continuam e a participação da população é fundamental neste período. “Nesta época, que vem a chuva e depois o sol muito quente é o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito; então o melhor remédio é prevenir”, concluiu.

Objetivo do comitê

O Comitê tem o objetivo de fortalecer a articulação entre a Vigilância em Saúde com outros órgãos, contribuindo nas ações de prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika e avaliar, incentivar ações de educação em saúde e de mobilização social para o enfrentamento de tais doenças no município. 




TAG's: Comitê, enfrentamento, dengue, realiza, primeira, reunião

Inicial | Voltar
Link permanente: