Membros do Coração Verde e da Prefeitura participam da abertura da Campanha da Fraternidade 2017

Cada representante foi convidado a falar dos principais problemas enfrentados em relação ao meio ambiente de seu município
Publicado em: 6 de Março de 2017. Última Atualização: 20 de Abril de 2018

Membros do Projeto “Coração Verde” e da Prefeitura de Perdigão estiveram em Divinópolis no último domingo (5) para participar da abertura oficial da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

A engenheira ambiental, Andrea Faria de Sousa e os membros do “Coração Verde”, Tenente Raposo, diretor executivo, e José Henrique,orientador, representaram o município no evento que teve início às 9h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom José Carlos e concelebrada pelos padres, Luis Carlos Amorim e Emerson Cunha, Coordenador Diocesano de Pastoral.

Após a Santa Missa, foi realizada uma reunião com os Secretários de Meio Ambiente, juntamente com Padre Emerson, com o Bispo, Dom José Carlos e com membros da Equipe Permanente da Campanha.

Para a engenheira Andrea, o encontrou foi proveitoso, pois cada participante foi convidado a falar dos principais problemas enfrentados em relação ao meio ambiente de seu município.

“Eu pontuei, em primeiro lugar, as ações de degradação causadas pelas dragas às margens do Rio Lambari, sendo que o mesmo pode ser o manancial que irá abastecer Perdigão no futuro. Outro problema é a ocupação de solo irregular. ‘Chácaras clandestinas’ que trazem diversos problemas como desmatamento, descartes incorreto de resíduos sólidos, efluentes sanitários, tudo sem o mínimo de infraestrutura”, comentou a engenheira.

Segundo José Henrique, o encontro foi a oportunidade de apresentar o projeto “Coração Verde” que busca recuperar as nascentes de Perdigão. “Nosso propósito foi mostrar que o nosso trabalho é sério e que um dos nossos grandes objetivos é recuperar as nascentes e formar florestas – cuidar da Casa Comum e da Criação. Ao final, entregamos à Diocese, nas mãos do Padre Emerson, uma muda de Jenipapo, produzida pelo nosso Projeto. Junto com a muda uma mensagem que dizia: ‘Se ao menos uma árvore crescer e frutificar, já valeu todo nosso esforço’, concluiu o ativista.

Além de Perdigão, representantes das cidades de Divinópolis, Nova Serrana, Araújos, Igaratinga, Igarapé, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará e Cláudio também participaram do encontro.

Uma conferência foi agendada para maio, onde os membros da Campanha e os secretários irão continuar a campanha ao longo do ano de 2017.

A Campanha

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 no primeiro dia da Quaresma, 1º de março, mas na Diocese de Divinópolis,  a abertura oficial aconteceu no primeiro domingo do Tempo Quaresmal, 5 de março.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a importância de proteger o meio ambiente e os povos da floresta.

TAG's: foco, ambiental, membros, Coração, Verde, Prefeitura, participam, abertura, Campanha, Fraternidade, 2017