Campanha contra a pedofilia é realizada em Perdigão

Ações serão desenvolvidas durante todo o mês de maio

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Perdigão, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cras - Centro de Referência da Assistência Social - estão realizando várias atividades de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, cuja data é comemorada oficialmente em 18 de maio.

Durante esta semana, o projeto “Meu Corpo, Meu Tesouro” foi desenvolvido pela equipe técnica do Cras, com crianças de 4 a 8 anos de idade. As palestras foram ministradas pela orientadora social, Juliana Ferreira da Costa Santos e pelas assistentes sociais: Letícia Layla Ribeiro e Sônia Maria Pereira.

Já na próxima semana, o projeto será apresentado também em todas as escolas municipais com uma linguagem simples e adequada para os estudantes de cada faixa etária.

O projeto de conscientização, acompanhado pela coordenadora do Cras, Laura Luísa Alves e pela psicóloga Aline Vasconcelos de Faria, será desenvolvido durante todo o mês de maio. No dia 22, o tema também será discutido na reunião com Beneficiários do Bolsa Família.

18 de maio por quê?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e forte mobilização do Movimento em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então este se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha, ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

TAG's: Campanha, contra, pedofilia, realizada, Perdigão