Vigilância Epidemiologia inicia segundo LIRAa do ano

Ação irá vistoriar imóveis em busca de focos do mosquito Aedes Aegypti
Publicado em: 16 de Outubro de 2017. Última Atualização: 16 de Outubro de 2017


A Vigilância Epidemiológica deu início, nesta segunda-feira (16), ao segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa).

Em cinco dias, os agentes irão visitar 50% dos imóveis do município e analisar a existência de focos do mosquito. Com as informações, será possível desenvolver um plano de ação no combate ao transmissor da dengue, chikungynya e zica, de acordo com a proporção e ocorrência identificada.

“O objetivo deste levantamento é identificar as áreas da cidade com maior proporção e ocorrências de foco do inseto e seus criadores predominantes. Essa ação consiste na visita dos agentes aos imóveis, vistoriando e orientando os moradores sobre os cuidados que se deve ter”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elenita das Graças Delfino.

Para ela, a prevenção ainda é a melhor arma contra o mosquito. “Quero agradecer aos moradores a colaboração e pedir, mais uma vez, que recebam os agentes em suas residências, para que juntos possamos fazer um bom trabalho, pois a melhor arma que possuímos contra estas doenças, causadas pelo Aedes agypti, é a prevenção”.

Altas temperaturas

Com a chegada das altas temperaturas os cuidados devem ser redobrados. O Calor altera o comportamento do mosquito da dengue, faz com que pique mais pessoas e produza mais ovos, foi o que revelou uma pesquisa da Unicamp – Universidade de Campinas. Ainda de acordo com o estudo,  a replicação do vírus também é mais rápida.

Em Perdigão, o primeiro LIRAa foi realizado em maio deste ano, os resultados apontaram um baixo índice, mas nos bairros como o Centro, Santo Agostinho, Antônio Duarte e Bela Vista foram encontrados vários focos do mosquito, o que requer cuidados.

A primeira ação contra a proliferação do mosquito é evitar água parada. É importante limpar calhas, eliminar pneus e qualquer  recipientes que possa acumular água. 




TAG's: Vigilância, Epidemiologia, inicia, segundo, LIRAa

Inicial | Voltar
Link permanente: