Vacinação do Dia “D” contra a influenza será neste sábado, dia 13

Serão 3 postos de vacinação
Publicado em: 11 de Maio de 2017. Última Atualização: 12 de Maio de 2017

Unidades de saúde de Perdigão estarão abertas neste sábado (13) para o Dia “D” de mobilização contra a gripe. A ação acontece de 7 até as 16h na Unidade Básica de Saúde, Dr. Luiz Caetano Ribeiro (Policlínica), Pronto Atendimento Municipal e no PSF do Bairro Santo Agostinho.

A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade.

A população alvo são idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos completos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores em saúde e professores em atividade, assim como portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

A Campanha

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou no dia 17 de abril e seguirá em todo o país até 26 de maio. Ao todo, 54,2 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários devem se vacinar. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina contra a gripe.

O intuito do Ministério é vacinar 90% da população, considerada de risco, para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, inclusive, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura vacinal.

O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e visa reforçar a importância da vacinação no grupo prioritário pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: site do Ministério da Saúde

TAG's: Vacinação, contra, influenza, será, neste, sábado