Reunião discute a continuidade de ações de combate ao Aedes aegypti

No encontro foi apresentado ainda os dados do LIRAa que apontou baixo risco no município
Publicado em: 30 de Outubro de 2018. Última Atualização: 30 de Outubro de 2018


Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (30), o Comitê Intersetorial e Interinstitucional Municipal de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika discutiu a continuidade das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com dados divulgados, até o momento, não há casos confirmados de dengue em Perdigão. Durante o mês de outubro, foram registrados 3 casos suspeitos que aguardam resultados do exame de sorologia.

Ainda no encontro, foi apresentado o resultado do LIRA’a - Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti – realizado entre os dias 15 e 19 deste mês, que apontou baixo risco.

“Não podemos dar trégua. Mesmo com a situação controlada, é preciso atenção e conscientização, pois com a chegada das chuvas, os focos aumentam e a alta temperatura faz com que o mosquito transmissor se prolifere rapidamente, o que pode fazer com que este índice suba rapidamente”, disse a coordenadora da vigilância epidemiológica, Elenita das Graças Delfino.  

A profissional falou ainda do Plano de Contingência que foi elaborado e indica um conjunto de ações de prevenção, controle e combate às doenças. O documento, aprovado pelo Executivo, define estratégias que serão desenvolvidas pelo município em caso de uma epidemia.

A Secretária de Saúde, Neusa de São José Mesquita, comentou do descarte irregular de materiais que podem se tornar criadouros. Pediu ao comitê para que faça um trabalho de conscientização. “É preciso orientar a população a vistoriar a residência para que não haja multiplicação do mosquito. Com as chuvas, surgem os pontos de água parada. A gente está em situação de baixo risco, mas estamos próximos de Nova Serrana que teve 620 casos. É muita coisa. Então todos devem conscientizar e eliminar os focos”, completou.

O evento foi realizado no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújo, local onde também será realizado o próximo encontro que ficou agendado para o dia 14 de dezembro, às 9h.

 




TAG's: Reunião, discute, continuidade, ações, combate, Aedes, aegypti

Inicial | Voltar
Link permanente: