Profissionais da saúde recebem capacitação do Samu

22 profissionais participaram do treinamento

Nesta quinta-feira (9), a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Cis-Urg - Centro Oeste realizou um treinamento para os profissionais da saúde: motoristas de ambulâncias, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Ressuscitação Cardiopulmonar, Atendimento da Parada Cardiorrespiratória e Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACI) foi o tema do curso que reuniu cerca de 22 profissionais que puderam aprender e aprimorar as técnicas de resgate, remoção e primeiros socorros, empregadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a instrutora, Larissa Martins, enfermeira e coordenadora do NEP, o treinamento foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e visa a preparação dos profissionais para resgates e atendimentos mais eficientes.

“Eles recebem orientações de como agir em uma situação de emergência e o passo a passo dos cuidados com o paciente, até chegar à Unidade de Pronto Atendimento. Podem ainda, realizar manobras práticas em nossos manequins, tanto adulto, pediátrico, quanto neonato, que é o menor de 28 dias. Demonstramos também como manusear os equipamentos de forma adequada e segura”, explicou a coordenadora.

O encontro aconteceu no Centro Cultural Rosa Carolina de Araújos e teve duração de duas horas por turma, em dois turnos: manhã, de 9 às 11h, e à tarde de 13h às 15h.

Núcleo de Educação Permanente (NEP) Cis-Urg Centro Oeste de Minas

O NEP SAMU 192- Centro-Oeste de Minas visa à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e da comunidade. Promove  ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos (das violências e acidentes), das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis) e vigilância em saúde.

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O SAMU 192, regional, deve iniciar suas atividades em março. Funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e, atenderá à população dos 54 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando cerca de 1.190.00 de pessoas. A iniciativa de regionalização do SAMU resultará na redução de mil morte/ano na região.

TAG's: Profissionais, saúde, recebem, capacitação, Samu