Prefeitura de Perdigão lança projeto Seleções do Futuro

Cidade ganha mais uma importante ferramenta de incentivo e valorização do esporte
Publicado em: 15 de Julho de 2018. Última Atualização: 16 de Julho de 2018

O prefeito de Perdigão, Gilmar Teodoro, o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, o secretário municipal de Esportes, Newton José das Chagas, o presidente da Câmara, José Maria dos Santos, o coordenador geral do projeto, Jorge Henrique da Silva, além de diversas autoridades, participaram, na manhã deste domingo (15), do lançamento do projeto Seleções do Futuro.

Durante a cerimônia, que aconteceu no Estádio Sebastião Teodoro – Campo do América - foram apresentados os coordenadores, monitores e todos os atletas que compõem as seis categorias, com idades entre 6 e 17 anos.

Gilmar Teodoro discursou; disse estar alegre com a concretização do projeto, que, para ele, é resultado de busca, de planejamento, trabalho e parcerias.

“Tenho certeza que com todas essas crianças, com toda a nossa gente de Perdigão, gente ordeira, trabalhadora e capaz, nós vamos tirar também deste projeto, futuros campeões, que vão nos representar no cenário nacional. O esporte, integra, socializa, educa e é também fonte de saúde. No esporte, você aprende a conviver a se relacionar, a compartilhar e a vencer, por isso a importância dele aqui no nosso contexto, no nosso município”, completou o prefeito.

O Secretário, Newton Chagas, enalteceu a importância do projeto em seu aspecto social, educacional e profissional. Citou o exemplo do garoto Otávio Costa (12), que iniciou os treinamentos com o senhor Expedito Martins, na Escolinha do América da cidade, e hoje, é titular da categoria sub-13 do Cruzeiro Esporte Clube.

“Esse projeto é único, porque no Brasil, até o momento, entre mais de cinco mil municípios, apenas onze cidades foram contempladas e Perdigão é uma delas. Peço que as crianças, adolescentes e aos pais que valorizem, pois a gente está dando seguimento naquilo que estava sendo feito pelo ‘Dito’. Então, valorizem”, acrescentou.

Jorge Henrique, coordenador geral, também pediu o apoio dos pais, falou da metodologia do projeto, que veio da Alemanha, apresentou os uniformes, fez agradecimentos e disse que a proposta é investir na formação de cidadãos. “O esporte hoje em dia serve como ferramenta educativa. A criança envolvida com o esporte não tem tempo para se envolver com drogas, não tem tempo para estar na rua. É nisso que acreditamos, é nisso que estamos investindo, em cidadãos”, comentou.

Além de pais e alunos, a solenidade contou com as presenças de vereadores, secretários, Conselho Tutelar, Polícia Militar, do observador técnico do América Mineiro, Marcelo Wagner da Silva, do repórter da Rádio Itatiaia, Álvaro Damião e do presidente do Estádio Sebastião Teodoro, Marcos Aparecido dos Santos.

Objetivo

O objetivo do projeto é democratizar a prática do futebol de base e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes, de ambos os sexos, prioritariamente, matriculados nas escolas públicas. Os atletas serão atendidos por profissionais capacitados, e receberão treinamento, uniforme, alimentação, assistência médica e todo aparato necessário para o bom desenvolvimento das atividades.

Cada núcleo será composto por no máximo 200 crianças e adolescentes. As atividades serão desenvolvidas no contraturno escolar. A cada participante será assegurado treinamento com frequência mínima de duas vezes na semana, com duração de 90 minutos diários e em dias alternados.

A classificação de Perdigão se deu após o cumprimento de todas as etapas, ficando entre as 11 cidades que tiveram seus projetos aprovados para a instalação do programa.

Fotos: Anna Paula Rodrigues

TAG's: Prefeitura, Perdigão, lança, projeto, Seleções, Futuro