Prefeito participa de reunião do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário

A instalação de um aterro sanitário na Fazenda Canta Galo, na divisa dos municípios de Conceição do Pará e Nova Serrana foi um dos assuntos discutidos
Aterro Sanitário deve ser construído para evitar danos ao meio ambiente Publicado em: 28 de Janeiro de 2017. Última Atualização: 3 de Fevereiro de 2017

O Prefeito de Perdigão, Gilmar Teodoro, esteve na cidade de Pitangui na sexta-feira (27/01) para participar da reunião do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro (CIAS - Centro-Oeste).

No encontro, foram discutidas as próximas etapas para a conclusão do projeto, assim como a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, instalação de uma usina de beneficiamento de lixo hospitalar, cobrança automática das mensalidades, via débito no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e eleição dos membros dos Conselhos: Deliberativo, Fiscal e de Secretários.

Para atender os municípios consorciados, um aterro será instalado na Fazenda Canta Galo, na divisa dos municípios de Conceição do Pará e Nova Serrana. O objetivo é dar disposição final ao lixo, evitar danos, riscos à saúde pública e a segurança dos cidadãos, além de amenizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente.

A entidade estuda também apoiar os municípios na implantação do sistema de coleta seletiva e reciclagem do lixo.

Em sua página na rede social, o prefeito registrou sua participação e publicou: “[...] Cuidar do meio ambiente de forma coletiva. Bom pra Perdigão, bom pra toda região”.

Além de Perdigão, participam do consórcio as cidades de Araújos, Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Moema, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Pitangui e São Gonçalo do Pará.

O CIAS

O consórcio tem a finalidade de implantar, implementar, desenvolver um conjunto de ações e serviços de Aterro Sanitário de abrangência microrregional, observados os preceitos que regem a legislação vigente as técnicas mais adequadas. Possibilita celebrar contratos e convênios com entes consorciados, assim como adquirir bens, estrutura e equipamentos. Contratar serviços e executar obras para o uso compartilhado dos entes consorciados, entre outros.

TAG's: Prefeito, participa, reunião, Consórcio, Intermunicipal, Aterro, Sanitário