Novembro azul: mutirão oferece exames gratuitos para prevenção do câncer de próstata

Publicado em: 12 de Novembro de 2018. Última Atualização: 12 de Novembro de 2018


Para celebrar a campanha “Novembro Azul”, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã do último sábado (10), no Pronto Atendimento (PA), um mutirão de PSA (Antígeno Prostático Específico), para detectar precocemente casos de câncer de próstata.

Durante a ação, que teve início às 8h, homens acima dos 45 anos fizeram, além da coleta do sangue para o exame de PSA, o teste de glicemia e a aferição da pressão arterial.

José Antônio Gomides, morador da comunidade de Canjicas, disse que levantou cedo e aproveitou para cuidar da saúde. “Eu faço o exame todo ano em Divinópolis, mas hoje foi mais fácil, mais perto. É importante prevenir para a gente ter uma vida saudável e mais longa’, comentou o senhor de 83 anos.

Os serviços de coleta foram realizados pelos profissionais do Instituto de Prevenção e Diagnóstico (IPD), da cidade de Varginha, que atua no ramo da saúde há mais de 40 anos. O resultado dos exames estarão disponíveis daqui a duas semanas.

O "Novembro Azul" é voltado para os homens e busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, assim como já acontece com o "Outubro Rosa", voltado para as mulheres.

A doença

O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais frequente. Histórico familiar de pai ou de irmão com câncer de próstata antes dos 50 anos de idade é um fator que pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença. A mortalidade estadual por neoplasia da próstata no ano 2017, correspondeu a 1.348 óbitos no sexo masculino sendo a taxa bruta de mortalidade de 12,99 óbitos por 100 mil homens mineiros.

Para o ano 2018, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA, 2017) estima a ocorrência de 6.730 casos novos de câncer da PRÓSTATA na população masculina de Minas Gerais, com a taxa bruta estimada de incidência de 63,80 casos novos por 100 mil homens de Minas Gerais.

No Brasil, de acordo com o Instituto, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A cada hora, sete casos novos são diagnósticos no país e a doença causa a morte de cerca de 20% deles.

 




TAG's: Novembro, azul:, mutirão, oferece, exames, gratuitos, para, prevenção, câncer, próstata

Inicial | Voltar
Link permanente: