Nasf é implantado em Perdigão

O objetivo principal é apoiar as equipes das unidades de PSF
Publicado em: 21 de Maio de 2018. Última Atualização: 21 de Maio de 2018

A Prefeitura de Perdigão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de implantar no munícipio o Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

A equipe é composta por fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e psicólogo.

O objetivo principal é apoiar as equipes das unidades de PSF (Programa Saúde da Família), ampliar as ações da Atenção Básica, e aumentar a resolutividade dela, além de atuar de forma integrada, compartilhando e apoiando as práticas em saúde e humanização.

“Esses profissionais vão atuar principalmente em grupo, grupos terapêuticos de educação à saúde, visando a promoção da saúde da população”, explicou a psicóloga, Eliana Batista de Melo.

Para atuação, o núcleo passou por atividades de capacitação e divulgação junto às comunidades rurais.

O que é o Nasf?

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

TAG's: Nasf, implantado, Perdigão