Nasf comemora 1 ano de atividades no município

Publicado em: 12 de Julho de 2019. Última Atualização: 12 de Julho de 2019

Em grande estilo, o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) comemorou seu primeiro aniversário, na tarde do último dia 8 de julho, em um evento voltado para seus profissionais e usuários.

O encontro foi marcado por apresentações dos trabalhos realizados nas oficinas, além de dança circular, cantigas, desafios e apresentação de uma peça teatral do grupo da Comunidade de ‘Canjicas’, que retratou o antes e o depois do programa, com depoimentos dos usuários, sobre a melhoria na qualidade de vida.

“O resultado é bastante significativo. Várias pessoas nos procuram e dão depoimentos, contando das dificuldades que elas tinham em pequenas atividades do dia a dia e que hoje, com as práticas de exercícios corporais com mais frequência e com este trabalho, que nós realizamos, a nível de orientação alimentar e psicológica, elas se sentem mais felizes e dispostas”, disse Eliana Batista de Melo, psicóloga do Nasf.

Ainda de acordo com a profissional, em um ano, alguns avanços foram conquistados. “Nós ampliamos o atendimento. Agora, temos atividades físicas e roda de conversa, a cada dois dias, nas unidades de saúde, sendo: um dia com a nutricionista e fisioterapeuta e, no outro, com a educadora física e psicóloga”.

Com direito a coffee breack, o evento foi realizado no Salão Municipal e contou com cerca de 50 pessoas, entre profissionais, usuários e agentes de saúde, que puderam interagir e aproveitar as atividades, em um momento de confraternização.

O que é o Nasf?

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

TAG's: Nasf, comemora, atividades, município