I Conferência Municipal de Educação será realizada em Perdigão

O encontro acontece na próxima segunda-feira, às 18h, na Escola Padre Henrique de Morais

Na próxima segunda-feira (13), na Escola Municipal Padre Henrique de Morais, às 18h, acontece a I Conferência Municipal de Educação, com debates sobre a educação de Perdigão.

O evento terá como tema: “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação.

O encontro municipal é também uma etapa para a consolidação da Conferência Nacional de Educação – CONAE, que, em 2018, terá como tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A Conferência é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar das discussões pertinentes à melhoria da educação nacional e do seu desenvolvimento.

A Escola Municipal Padre Henrique de Morais fica na Avenida Brasília, 330 - Centro - telefone: 3287-1050.

Plano Nacional de Educação

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei federal que prevê 20 metas da educação infantil até a pós-graduação, incluindo a valorização dos trabalhadores em educação e a ampliação do investimento em educação dos atuais 6,1% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano em educação. As metas devem ser todas integralmente cumpridas até 2024.

O último relatório de monitoramento do PNE mostrou que o Brasil não cumpriu todas as metas intermediárias previstas para os primeiros anos de vigência da lei. No quesito investimento a educação precisará de R$ 225 bilhões a mais para atingir o percentual mínimo previsto na lei até 2024.

Entre as metas que não foram cumpridas está a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE), que estabelecerá a colaboração entre União, estados e municípios para a oferta educacional. Isso deveria ter sido feito até o ano passado. A consolidação do SNE será agora um dos principais focos da Conferência Nacional que será realizada no próximo ano, em Brasília.

Clique aqui e acesso o Decreto convocação a III Conferência Nacional de Educação

Com informações do Ministério da Educação

TAG's: Conferência, Municipal, Educação, será, realizada, Perdigão