Formatura do Proerd reúne cerca de 180 alunos

Investir em prevenção é imprescindível para combater o uso de substâncias entorpecentes na sociedade. Essa é a proposta do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência da Polícia Militar (PMMG), que na tarde de ontem, quinta-feira (28), entregou o certificado de conclusão do curso para cerca de 180 alunos dos quintos anos das Escolas Municipais.

A solenidade de formatura, realizada na quadra da Escola Padre Henrique, contou com a presença de diversas autoridades e educadores, além de alunos e seus familiares.

Entre as atividades trabalhadas no programa está a produção de redação sobre a experiência de participar do Proerd. O presidente da Câmara Municipal, Fábio Botelho e a secretária municipal de Educação, Lorenza Silva, entregaram os prêmios aos oito alunos que se destacaram na produção de textos.

“Eu tenho certeza que a ‘sementinha’ foi plantada e que vocês serão multiplicadores de todos os ensinamentos que aprenderam. Eu percebo que, em Perdigão, os frutos já estão sendo colhidos. Hoje nós temos uma cidade mais tranquila com menos violência e, eu estou certa, que o Proerd é um dos responsáveis por tudo isso”, pontuou Lorenza.

Em suas falas, o prefeito, Gilmar Teodoro, disse se sentir honrado por alcançar os objetivos e metas que foram traçadas para promover a harmonia, a paz e o diálogo.

“O mais difícil numa cidade é fazê-la funcionar e, para funcionar, você tem que abranger todos os aspectos da vida da comunidade (...). Vejo que a gente colhe os frutos que planta. Hoje quando a gente percebe as crianças participando deste projeto, nós também nos sentimos felizes, por termos contribuído de vários aspectos: institucional, infraestrutura e cursos que são necessários para realizar um programa desta natureza”.

Wemerson Lino Pimenta, comandante do Sexagésimo Batalhão da Polícia Militar, enfatizou a importância do trabalho de prevenção e chamou de anjos os policiais do Proerd. Destacou a redução nos índices de criminalidade nas cidades que compõem o Sexagésimo Batalhão.

“Todos os seis municípios passaram por momentos muito difíceis em relação a segurança pública. Hoje nós podemos dizer que os índices criminais reduziram muito; na casa de 70%, quando comparamos os meses de janeiro a outubro de 2017 a janeiro a outubro de 2019”.

Pimenta também ressaltou a importância da construção da nova sede do Pelotão para a Polícia Militar. A categoria de destacamento foi elevada a pelotão, ano passado. Saiu de um efetivo de 13 para 25 policiais militares, é o efetivo previsto aqui hoje. A sede que os policiais ficam hoje tem quase 30 anos. Essa nova sede vai ser inaugurada, não sei se ainda este ano, mas o mais tardar no início do ano que vem. Isso para a Polícia Militar é muito significativo”, finalizou.

O evento contou também com a presença da Banda de Música da Sétima Região da Polícia Militar, regida pelo Maestro Paulo César Corrêa Gomes e certificou os alunos das escolas Padre Henrique de Morais e EMEIF – Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental.

O Programa

O objetivo primordial do Proerd é atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes; desenvolvendo nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões que podem incentivar o uso de drogas, bem como tomar decisões, assumir riscos e lidar com a raiva sem utilizar a violência e evitar o Bullying.

Implantado pela Polícia Militar na cidade de Nova Serrana, em 2003, o Programa se estendeu pela região.Em Perdigão, foi implantado em 2007, e chega ao seu décimo segundo ano consecutivo no município e tem como responsáveis os policiais: Sargento Paulo Soares de Freitas, Cabo Alexandre Raimundo Rodrigues e Cabo Marcos Vinícius Dias.

TAG's: Formatura, Proerd, reúne, cerca, alunos