Desfile Cívico de 7 de Setembro conta a história de Perdigão

O Tema central foi: Perdigão; Passado e Presente

Um grande público compareceu à Praça da Matriz, na manhã desta sexta-feira, para acompanhar o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que contou com a participação das escolas municipais, Polícia Militar, Lira Musical Nossa Senhora da Saúde, profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família  e do Cras – Centro de Referência da Assistência Social.

O evento contou ainda com as presenças da fanfarra da Escola Estadual Dona Antônia Valadares, de Divinópolis, e da Escola Caxixós, da cidade de Matinho Campos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de maneira bastante singular trabalhou, juntamente com as escolas e colaboradores, todos os detalhes para as comemorações da Independência do Brasil.

O desfile teve como tema central: “Perdigão: Passado e Presente”. Retratou um pouco da história do município, desde os primeiros habitantes: os índios Cataguases; a passagem dos bandeirantes paulistas, a suposta chegada de Perdigão Pereira ao arraial de Nossa Senhora da Saúde, onde adquiriu terras –sesmarias – e deu origem ao nome atual do município.

O evento destacou também, representadas por maquetes, as construções históricas, a cultura, o esporte, o início da religiosidade, da educação e homenageou  homens e mulheres, que realizaram grandes feitos ao longo dos anos, marcando seus nomes na história.

O RESGATE DO CIVISMO

O desfile de 7 de Setembro teve à frente a Polícia Militar, aberto oficialmente com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Perdigão, executados pela quase centenária Lira Musical Nossa Senhora da Saúde. Na sequencia, as escolas, retratando o tema central do desfile, e as participações especiais dos  alunos do Cras, dos profissionais do Nasf, alunos do projeto Seleções do Futuro, do Karatê, da Escola Caxixós e da fanfarra da Escola Dona Antônia Valadares de Divinópolis.

No palanque, as autoridades locais também acompanharam o desfile cívico da Independência: o prefeito, Gilmar Teodoro, o vice-prefeito, Vicente de Paula Sousa, o presidente da Câmara, José Maria dos Santos, os vereadores: Walter Júnior e Júlia Brandão, a secretária de Educação, Lorenza Aparecida da Silva, o tenente Lacerda da Polícia Militar e Padre Herminio Marson.

TAG's: Desfile, Cívico, Setembro, conta, história, Perdigão